Dieta da Lua


Dieta da Lua tem como principal fundamento uma possível influência que a lua exerce sobre os líquidos corporais, assim como a influência que exerce sobre as marés e outros fenômenos naturais. Seus fundamentos são populares e sem características científicas. Este tipo de dieta teve sua época de maior sucesso no Brasil durante a década de 80.

COMO FUNCIONA

Esse regime dura 24 horas, sendo realizado a cada mudança de fase da lua. Teoriza uma perda de peso de 4 quilos por mês, considerando um quilo por semana já que a lua muda de fase quatro vezes por mês. Durante essas 24 horas o cardápio deve ser composto exclusivamente por líquidos como chás, sucos, vitaminas, sopas (sem batata ou macarrão) e uma ingestão adequada de água (mínimo de 8 copos). São relatados melhores resultados para perda de peso com a lua cheia transitando nos signos de Áries, Leão ou Sagitário; ou minguante transitando no signo de Virgem.

Tabela 1. Exemplo de calendário lunar zodiacal


















PONTOS POSITIVOS

· Tem curta duração, indicada para quem não tem uma boa adesão a dietas por períodos longos;
· Não apresenta grandes exigências no planejamento de cardápios;
· Bom aporte hídrico;
· Possível processo de desintoxicação do organismo.

PONTOS NEGATIVOS

· Apresenta baixo aporte de macronutrientes (como a maioria das dietas restritivas);
· Apresenta carência de micronutrientes e fibras (como a maioria das dietas restritivas);
· Por ter uma curta duração, possivelmente a perda de peso não seja eficaz, sendo este peso facilmente readquirido;
· Considerando o baixo aporte energético, a prática de atividade física deve ser bem planejada para que a dieta faça efeito.

OPINIÃO PROFISSIONAL

Não existem evidências científicas de que a Lua tenha reais efeitos sobre o metabolismo de forma a propiciar perda de peso. Este tipo de dieta não promove a formação de hábitos alimentares saudáveis, não possui acompanhamento profissional, não respeita as preferências individuais e não considera as variações individuais que interferem nas necessidades nutricionais, tais como idade, presença de alguma doença, atividades diárias, etc. Para sua segurança e sucesso da sua dieta, procure um nutricionista.


Fonte: Nutrição Em Foco

Artigos Relacionados



0 comentários:

Postar um comentário