4 Óleos Para Seus Cabelos
Sempre que falo de nutrição capilar surgem dúvidas sobre quais óleos escolher pois existe uma variedade enorme. Vou dar o exemplo de alguns óleos que uso e gosto pra facilitar a escolha, tá?
Óleo de Coco
É um ótimo óleo pra fazer umectação, sobretudo para quem tem cabelos mais grossos, crespos ou cacheados, já que ele é mais grosso, mais concentrado e mais forte, podendo pesar nos fios mais finos. O óleo de coco é rico em vitaminas e em triglicerídeos de ácido láurico, agindo como agente hidratante e nutritivo, e ajudando, ainda, na regeneração dos fios.
É um dos óleos que mais uso e gosto, sobretudo porque não é caro!
Óleo de Abacate
Eis outro óleo que gosto muito, porque é um verdadeiro bálsamo para os fios! O óleo de abacate é muito rico em aminoácidos, que são essenciais para os fios, além de vitaminas, inclusive a vitamina A, importante para o crescimento, e a vitamina C e E, que ajudam na proteção dos fios. Além disso, é rico em minerais diversos e em ácidos graxos, o que garante alto poder hidratante, nutritivo e emoliente.
Óleo de Oliva
Sabe o azeite de oliva que temos em casa? Se for extra virgem pode e deve ser usado nos fios! É que o azeite de oliva contém grandes quantidades de ácidos graxos, além de esqualeno e fosfatídeos, o que garante mais emoliência, evita que os fios embaracem, aumenta o brilho, deixa o cabelo mais macio e evita o ressecamento.
Óleo de Calamo
O óleo de cálamo é ótimo pra combater o frizz e ajuda muito a modelar os fios, sendo muito indicado para cabelos cacheados e sem “forma”. Além disso, sela as cutículas, protege o cabelo das agressões, nutre e regenera.
Todos esses óleos podem ser usados de diversas formas, mas o uso mais comum é pra potencializar a máscara ou para umectar os fios. Pra potencializar a máscara basta acrescentar, no momento do uso, algumas gotas (cinco ou seis) do óleo vegetal na máscara e aplicar nos fios, deixando agir o tempo adequado.
Já no caso da umectação, aplica-se o óleo diretamente nos fios, mecha por mecha, e deixa agir por mais tempo, sendo que pra uma umectação mais profunda recomenda-se deixar agir toda a noite, lavando os fios com shampoo e condicionador em seguida.
Um cuidado muito importante é escolher e usar somente óleos vegetais 100% puros, pois só o óleo vegetal trata os fios. A grande maioria dos produtos comercializados é uma mistura de óleo vegetal e óleo mineral, e isso não tem valor pois o óleo mineral prejudica o cabelo e não deve ser utilizado. Muita gente usa óleo mineral e acha que o cabelo ficou mais bonito e tal, e isso acontece porque esse tipo de óleo maquia muito bem, dando a impressão de que os fios estão sendo tratados quando na verdade não estão. Ou seja, é pura ilusão!
Assim, optem sempre por óleos vegetais 100% puros, que tratam verdadeiramente os fios, proporcionando uma série de benefícios para os cabelos.
Fonte:http://www.patricinhaesperta.com.br/cabelos/4-oleos-cabelos
0 comentários:
Postar um comentário