Palavras do Dicionário de sexo
Confira nossa lista de palavras eróticas, criada com a consultoria da psicóloga e sexóloga Ana Canosa. Quer contribuir? Envie seu verbete para o nosso site. Também lá confira alguns exercícios de ginástica sexual
Déborah de Paula Souza | Foto Nana Moraes
Amor
O casamento é uma instituição social; o amor, não. Ele é regido pelas próprias leis. “O amor viola a moralidade”, diz Joseph Campbell no livro O PODER DO MITO (ED. PALAS ATHENA). Para Campbell esse sentimento é uma espécie de visitação divina, que no entanto não descarta o risco de ferimentos, porque “a dor do amor é a dor de estar verdadeiramente vivo”, ensina o mestre. Por isso, amar exige coragem.
Brinquedinhos
De lingerie especial a vibradores, os artefatos eróticos à venda nas sex shops são um convite à farra e à fantasia. Os casais mais tímidos podem pesquisar e comprar tudo pela internet. E receber em casa em pacotes discretos.
Clitóris
Sua função é dar prazer à mulher. Experimente observá-lo com um espelho (ao abrir a vulva, ele parece um capuz que se projeta para fora). O toque e a masturbação são fundamentais para o autoconhecimento, pois a maioria das mulheres não tem orgasmo vaginal, e sim clitoridiano. Muitas ainda têm pudor ou medo de mostrar ao parceiro como gostariam de ser tocadas aí. E raras ousam masturbar-se durante o ato sexual. Se para alguns homens ver a masturbação feminina é um deleite, outros se ressentem ao descobrir que a penetração não é a chave do orgasmo. Mas a estimulação do clitóris também pode ocorrer no ato sexual, sobretudo na tradicional posição papai-e-mamãe e quando a mulher fica por cima do parceiro, conduzindo movimentos e ritmo.
Decote
O dramaturgo Nelson Rodrigues dizia que “um vago decote pode comprometer ao infinito”. Ele entendia a linguagem da volúpia, em que o decote vale por uma promessa. Sábia a mulher que descobre como usar algumas peças do seu guarda-roupa como disparadores de fantasias.
Erotismo
Como nutrir o erotismo nas relações de longa duração? Tentem se lembrar do que lhes dava tesão nos tempos de namoro. Viajar sozinhos, sair para dançar, fugir da cena doméstica para ir ao motel ou simplesmente tomar um vinho pode abrir caminho para uma noite de sexo intenso. Cuidar do erotismo é como cuidar da fogueira: se você ficar com preguiça, o fogo apaga.
Felação
É o sexo oral que a mulher pratica no homem. Nem sempre elas estão a fim e quem acha um horror não deve se forçar. Mas, antes de descartar, veja se a sua rejeição não é cultural. Muitas vezes, o nojo está associado a uma visão repressora, que considera que tudo o que vem do sexo é sujo ou pecaminoso, incluindo os fluidos corporais. Experimentar essa modalidade durante um banho a dois, por exemplo, pode minimizar os pudores ligados à higiene. Um toque: pratique em todo o pênis, não só na ponta (glande). Os homens sentem prazer também pelo visual picante que essa prática oferece.
Genitália
Fala-se muito dos órgãos sexuais, mas pouca gente conhece o funcionamento do pênis e da vagina. Ver figuras, pesquisar livros e sites sobre o assunto, aproveitar a visita ao médico para esclarecer dúvidas ajuda o casal a se entender melhor com a sexualidade e a derrubar mitos. Além disso, cuidar da saúde, da higiene e da beleza íntima é sinal de carinho, abre caminho para a expressão sexual.
Hormônios
Nossa famosa flutuação de humor e amor é efeito da alteração hormonal do ciclo menstrual. O uso de hormônios sintéticos, como pílula ou reposição na menopausa, tende a diminuir essa oscilação, mas muitos fatores contribuem para bagunçar o tom da orquestra feminina – enquanto uma paixão deixa a mulher ardente, os problemas emocionais, o mau funcionamento da tireóide e alguns medicamentos podem diminuir o desejo. Por isso, é bom fazer exames de dosagem hormonal caso a libido despenque sem motivo.
Intimidade
Ela cria o clima favorável à entrega, mas não é desculpa para passar o fim de semana de moletom. Não confunda intimidade com domesticidade. Mantenha vivo o charme e o mistério.
Jogo de sedução
Nada é menos sedutor do que os estereótipos de sedução. Quem acredita que essa cartada se restringe a um único modelo (usar esse ou aquele figurino; fazer isso ou aquilo) está presa a artifícios. E seduzir não tem a ver com prisão e fórmula, mas com espontaneidade e gosto para o risco. Você experimenta para ver o que vai dar certo ou não. Esse é o frisson dos amantes. Existem jogos muito arriscados. Por exemplo: propor uma relação a três ou decidir realizar alguma fantasia e depois não segurar a onda. Cabe ao casal descobrir até onde quer ir e ter regras claras para o jogo a fim de evitar confusão. Só não perca de vista o motivo pelo qual você quer jogar. Para isso, tente se lembrar da última vez em que você olhou para o seu homem e pensou: “Como ele é bonito”. São coisas assim que movem você (e ele) a querer apostar de novo.
Kama Sutra
Sexo também é cultura! O KAMA SUTRA é um monumento da literatura erótica indiana, com indicações de posições e ilustrações belíssimas. Os amantes atuais têm o que aprender com essa milenar filosofia da alcova. Para um aperitivo, dê uma de voyeur na enciclopédia livre da web: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kama_Sutra.
Liberdade
Quanto maior a autonomia, menos submissa a mulher fica ao desejo do parceiro. O problema não é transar porque “ele quer” e do jeito que “ele quer” (tudo bem fazer isso se essa for a sua escolha no momento). O problema é quando você não sabe mais o que quer e deixa tudo – o casamento, a felicidade, o sexo etc. – na mão do outro. Essa é a diferença entre ser sujeito do próprio prazer ou tornar-se objeto. Assumir e sustentar suas necessidades e seus desejos é uma libertação que favorece não só a relação mas todas as esferas da vida. Faz diferença na cama e também no modo como a mulher explora e protege a própria sexualidade nas fases da iniciação sexual, gravidez, maturidade, menopausa e envelhecimento.
Mulher
A feminilidade não é um detalhe anatômico. A gente nasce com uma vagina, mas vai se tornando mulher ao longo da vida de acordo com nossas experiências e com o tipo de cultura em que estamos inseridas. A maturidade pode ajudar as mulheres a não se identificar com os padrões da mídia nem com as declarações ressentidas – quantas vezes você já ouviu uma mulher dizer que gostaria de nascer homem na próxima encarnação? Não há discurso pior do que esse, que não celebra nossa condição. Por outro lado, quando nos apropriamos do nosso feminino também não caímos na cilada da “supermulher”. Não precisa. Ser mulher já é muito. Pensando bem, é demais!
Namoro
Acha difícil manter o clima de romance ao longo dos anos? Mais difícil é ser casadíssima, mas carente de atenção e beijo na boca.
Orgasmo
Veja o que diz Jonathan Margolis no livro A HISTÓRIA ÍNTIMA DO ORGASMO – TUDO O QUE VOCÊ NUNCA SOUBE SOBRE OS MELHORES 10 SEGUNDOS DE SUA VIDA (ED. EDIOURO): “Um orgasmo é mental e fisicamente tão benéfico quanto uma corrida de 8 quilômetros graças ao aumento dos batimentos cardíacos. (...) Ele melhora a respiração, a circulação, a força, a flexibilidade e o tônus muscular”. Se você não sabe o que é, ou esqueceu, procure tratamento, pois, se ter orgasmo não é obrigatório (dá para ter muito prazer na cama sem chegar lá), não gozar nunca é frustrante.
Pênis
Seja amiga dele. Desfrute do poder que você tem de estimulá-lo. Para masturbar o parceiro não se deve forçar demais a mão na glande – a cabeça do pênis –, e sim manusear a pele dessa região, para cima e para baixo, com ritmo regular. E, ao ver o pênis do seu parceiro ereto, não lhe poupe elogios – os homens geralmente sentem o maior orgulho de exibi-lo.
Quadrinhos
Prepare-se para uma excitante leitura a dois. Sobretudo se começar pelos mestres italianos Milo Manara e Guido Crepax (ambos publicados no Brasil pela editora Conrad). As aventuras de suas heroínas devassas vão render ótimas idéias...
Radar
Tem algo errado no ar e você não sabe bem o que é? Preste atenção no corpo (seu e dele), pois ele envia sinais. Comer ou dormir demais, pegar uma doença atrás da outra ou viver de mau humor são situações de alerta. Além disso, há muitos modos de fugir da intimidade – como começar a exagerar no tempo dedicado ao trabalho, aos cuidados com as crianças ou mesmo com atividades esportivas. Existem situações em que é natural uma queda na freqüência sexual – períodos de pós-parto, luto, falência financeira ou alguma dificuldade contingente. Porém, quando nada disso está ocorrendo e há um distanciamento, o jeito é abrir o jogo com ele. Nessa hora, sua postura fará toda a diferença. Fuja daquelas frases mortais, como: “Você não gosta mais de mim?” Evite acusar a si mesma ou o outro. Melhor centrar a questão no casal, afinal o desejo é uma produção a dois. Vale perguntar: “O que está acontecendo com a gente?” Restabelecer a comunicação é básico, senão as fantasias negativas explodem. Aí, a mulher imagina que o marido tem uma amante ou encana que está feia, velha etc. E há homens que se aproveitam dessa fragilidade para culpá-las por todos os problemas.
Saúde
Como a mulher que não honra o seu corpo e a sua beleza e está sempre deprimida ou reclamona pode ser sensual? E como manter um sexo de qualidade com um homem que come mal, tem aquele barrigão de chope, ronca, fuma demais e recusa-se a ir ao médico? É mais estimulante ter um parceiro que se cuide. Assim você não tem que virar mãe dele. Descuido é mortal. E sexo é energia vital. Por mais carinho que exista, se a saúde for mal tratada, cedo ou tarde isso se refletirá na cama.
Tesão
Mais do que tentar desvendar o mistério da atração entre os sexos, é interessante que a mulher descubra qual é a alquimia do próprio desejo. Aqui vai uma pista: na antiguidade, os alquimistas eram também magos. A magia sexual tem a ver com o dom de fantasiar – um certo talento para criar ritos secretos com o parceiro e sabedoria para invocar as forças da própria natureza selvagem. O tesão oscila, mas não morre enquanto a gente puder manter o encantamento diante da vida, que é plena de erotismo.
Untuosa
Segundo o dicionário AURÉLIO: lubrificada, escorregadia. Suave, macia, meiga, melíflua – que flui como mel. Não é inspirador?
Vagina
Os exercícios da musculatura vaginal potencializam o prazer da relação e a percepção do orgasmo e previnem a incontinência urinária. Para identificar esses músculos, na hora de urinar contraia a região pélvica, segurando por alguns momentos o xixi, e depois solte. O pompoarismo é uma ginástica voltada para fins sexuais (ministrada em cursos fechados, consultórios de ginecologistas e sexólogos), mas a ioga e o pilates também têm exercícios para combater a flacidez na área.
Xibiu
Significa tanto um pequeno diamante quanto um apelido safado para a vulva – está lá, no dicionário. Outro termo popular é xoxota – parece que o órgão feminino é mesmo o x da questão.
Ziguezigue
Indica brincadeira de criança, traquinagens e outras travessuras. Nenhum casamento sério pode dispensar ziguezigue.
Fonte: Claudia Abril
0 comentários:
Postar um comentário