Dietas
O inverno chegou e o apetite consequentemente aumenta. No inverno, nosso organismo usa o depósito de gordura para manter o corpo aquecido, isso faz com que o desejo de comer mais aumente, e consequentemente, as gorduras a mais também. Para não engordar, é preciso optar por uma boa Dieta para o Inverno.
Escolher alimentos mais saudáveis e menos gordurosos é o ideal nessa época do ano. Embora o nosso desejo seja de comer doces a todo momento, o ideal é reeducar o hábito alimentar para não sofrer as consequências. Não é nada agradável chegar o verão e você estar se sentindo infeliz com seu corpo em resultado de um inverno rigoroso.
Para manter a forma física e evitar o aparecimento das temíveis gorduras localizadas, nós separamos um cardápio ideal para uma dieta para o inverno. Mantenha a alimentação saudável e na medida certa, para que no verão você possa exibir suas curvas sem culpa nenhuma.
Cardápio de dieta para o inverno
Café da manhã:
Opção 01 – 1 copo (200ml) de vitamina de leite desnatado com abacate
Opção 02 – 1 mamão papaia salpicado com 1 colher (sopa) de flocos de aveia
Opção 03 – 1 copo (200ml) de suco à base de soja ou levedo de cerveja
Opção 04 – 1 banana em rodelas salpicada com 1 colher (sobremesa) de farelo de aveia
Lanche da manhã:
1 copo (250 ml) de suco de agrião (ou couve) com laranja (ou acerola) e beterraba. Não coar nem adoçar. Rico em zinco, ferro e vitamina C, eleva a produção das células de defesa.
Almoço:
1 prato raso de salada de folhas verdes cruas + legumes (crus ou cozidos) à vontade, temperados com azeite + vinagre de maçã ou gotinhas de limão + sal a gosto, 1 filé magro grelhado (bovino, de frango ou peixe), 2 colheres (sopa) de arroz e 1 colher (sopa) de feijão.
Lanche da tarde:
1 iogurte natural desnatado com frutas picadas (a escolher) e 2 nozes. Os lactobacilos presentes no iogurte recuperam a flora intestinal, fortalecendo o sistema imunológico. Já as nozes modulam a fome.
Jantar:
Opção 01 – prato fundo de sopa de legumes
Opção 02 – 1 prato fundo de canja de galinha
Opção 03 – 1 sanduíche natural
Opção 04 – 1 omelete de clarasManter a boa forma não é nada fácil frente a inúmeras coisas gostosas que existem para comer. Mas, é possível manter a forma e emagrecer sem ter que passar fome. Basta conferir e seguir uma Dieta Poderosa que está circulando por aí e fazendo muito sucesso.
O erro de muita gente é achar que ficar sem comer que faz emagrecer, quando na verdade, você precisa comer nos horários certos, para que seu metabolismo trabalhe nos momentos certos, queimando as calorias e gorduras necessárias para te fazer ficar em forma. A Dieta Poderosa é rica em alimentos integrais e cereais, que auxiliam no bom funcionamento do corpo.
Além disso, a Dieta Poderosa prioriza os horários certos para se alimentar, precisando ingerir alimentos de 3 em 3 horas, mas sempre em quantidade pequena, sem exageros. Para saber e conhecer melhor, confira o cardápio completo dessa dieta que tem feito sucesso.
Cardápio da dieta poderosa
CAFÉ DA MANHÃ
Opção 1
1 xíc. (chá) café com leite semidesnatado com 1 col. (sobremesa) de açúcar demerara + ½ papaia + 1 fatia pequena de melão + 1 banana da terra com 1 col. (chá) de canela e 1 col. (sopa) de amendoim torrado
Opção 2
1 xíc. (chá) café com leite semidesnatado com 1 col. (sobremesa) de açúcar demerara + 1 rodela média de abacaxi + 10 unidades de uva + 1 pedaço médio de aipim com 2 pontas de faca de manteiga
e 2 fatias de queijo branco
Opção 3
1 xíc. (chá) café com leite semidesnatado com 1 col. (sobremesa) de açúcar demerara + ½ manga + 1 fatia pequena de melancia + 1 fatia média de cuscuz + 1 ovo frito em 2 pontas de faca de manteiga
LANCHE DA MANHÃ
Opção 1
1 pote de iogurte de fruta
Opção 2
1 punhado de castanha de caju + 2 ameixas vermelhas
Opção 3
1 banana prata amassada com 1 col. (sopa) de leite em pó
ALMOÇO
Opção 1
1 prato de salada de alface americana, rúcula, agrião, 1 col. (sopa) de cenoura relada, ½ palmito, 4 azeitonas pretas, 2 tomates secos, cebola e couve-flor regada com 1 col. (sopa) de azeite de oliva, 1 col. (sopa) de vinagre balsâmico, 1 col. (sopa) de gergelim tostado com sal e 2 col. (sopa) de linhaça triturada + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão + 2 coxas de frango com quiabo e abóbora + 2 rodelas de abacaxi
Opção 2
1 prato de salada de acelga, brócolis, agrião, 1 col. (sopa) de cenoura ralada, 1 col. (sopa) de beterraba crua ralada, 1 col. (sopa) de milho em conserva, 4 azeitonas pretas, 3 tomates-cereja e pimentão regada com 1 col. (sopa) de azeite de oliva, 1 col. (sopa) de vinagre balsâmico, 1 col. (sopa) de gergelim tostado com sal e 2 col. (sopa) de linhaça triturada + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão + 2 col. (sopa) de carne assada + 2 col. (sopa) de aipim cozido + 1 fruta-do-conde
Opção 3
1 prato raso de macarrão integral com brócolis, shitake e shimeji +1 col. (sobremesa) de queijo parmesão ralado + 1 laranja
LANCHE DA TARDE
Opção 1
1 taça de salada de frutas com papaia, melão, manga, melancia, abacaxi, maçã, 1 copo (200 ml) de suco de laranja e 1 col. (sopa) de leite em pó
Opção 2
1 taça de salada de frutas com de manga, melancia, papaia e abacaxi + 4 nozes
Opção 3
1 pote de iogurte de fruta + 1 col. (sopa) de granola
JANTAR
Opção 1
1 prato de sopa de legumes (cenoura, abóbora, chuchu, mandioquinha e brócolis) com frango desfiado + 1 fatia de pão integral + 1 fatia média de queijo branco
Opção 2
1 prato de sopa de feijão com cenoura, chuchu e massinha integral + 1 milho cozido na espiga com sal e 2 pontas de faca de manteiga
Opção 3
1 prato de sopa de legumes (cenoura, abóbora, chuchu, batata- doce) e couve manteiga batidos e cubinhos de carne magra + 1 fatia de pão integral + 1 fatia média de queijo branco
CEIA
1 copo (200 ml) de leite semidesnatado morno com 2 col. (chá) de
cacau em pó sem açúcarFicar horas sem comer, em jejum ou ingerir apenas líquido durante o dia inteiro por um determinado tempo, só faz com que seu organismo fique debilitado, sem receber a nutrição necessária. Mas, você acaba não atingindo o seu objetivo de emagrecer ingerindo o que costuma ingerir. É aí que entramos com a Dieta da Melancia.
Além de seguir algumas regrinhas básicas como comer de 3 em 3 horas, onde o metabolismo trabalha de maneira mais regular, o organismo também precisa ingerir alimentos menos ricos em carboidratos e mais ricos em proteínas, assim como outros nutrientes. A melancia é uma das frutas que traz diversos benefícios para o nosso corpo.
A melancia é uma fruta pouco calórica e sua polpa vermelha é recheada de substâncias como o lipoceno e a glutationa, poderosos antioxidantes que dão à fruta sua fama de rejuvenescedora. Além disso, a melancia tem poder desintoxicante e previne doenças como o câncer.
Receita de dieta da melancia
Café da manhã
· 1 copo de suco de melancia
· 2 fatias de pão integral com 1 colher (sopa) de requeijão light
Lanche da manhã
· 1 fatia de abacaxi
Almoço
· 1 prato (sobremesa) de salada de agrião e vagem
· 3 colheres (sopa) de arroz
· 1/2 concha de feijão
· 1 bife grelhado
Lanche da tarde
· 1 fatia de melancia
Jantar
· 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, tomate, agrião e cenoura
· 3 colheres de purê de abóbora
· 1 filé de frango grelhado com alho torrado
Ceia
· 1 xícara de chá-verdeCorrendo atrás do prejuízo após de alimentar alguns meses ou até ano de modo incorreto, buscamos a ajuda através das dietas que devem oferecer saúde enquanto emagrecemos.
As frutas são ótimas opções durante a perda de gordura, porém devemos selecionar as que possui menas calorias.
Conhecida por conter pouquíssimas calorias, diurética, antioxidante, hidratante e dá saciedade a melancia é uma fruta muito saborosa e ajuda no emagrecimento com saúde.
Você pode consumi-la como suco com água e também em fatias oferecendo uma sensação de saciedade antes das refeições fazendo com que você come menos.
Dieta do Suco de Melancia
Rica em potássio, a fruta tem ação diurética que ajuda a combater o inchaço corporal, além de ajudar esteticamente a melancia combate alguns problemas de saúde como: rica em licopeno, substância que reduz a pressão alta e previne doenças cardiovasculares.
Por conter 95% de água, a melancia ajuda na hidratação oferecendo saciedade, segundo pesquisas feitas com a dieta da melancia, é possível perder até 50 kg com a dieta, porém é preciso bastante persistência na reeducação alimentar seguindo corretamente o cardápio. Veja:
Cardápio:
Café da manhã
·2 fatias de pão de fôrma integral
·2 fatias médias de queijo coalho
·1 copo (200 ml) de suco de soja
Lanche da manhã
·1 barra de cereal light
Almoço
·Salada crua com 1 colher (sopa) de azeite de oliva
·3 colheres (sopa) de arroz branco
·1 concha rasa de feijão-verde
·1 pedaço médio de filé de peixe grelhado
·Suco de 2 fatias médias de melancia, batidas com pouca água
Lanche da tarde
·1 barra de cereal light
Jantar
·2 pedaços de mandioca cozida
·1 colher (sopa) de requeijão light
Ceia
·1 taça de gelatina diet
Sucos de melancia emagrecedores:
Melancia refrescante
Ingredientes
·1 fatia média de melancia
·½ limão ou suco de 1 laranja ou de 1 tangerina
·3 a 4 folhas de hortelã
·Gelo a gosto
·Adoçante a gosto
Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e tome sem coar
Melancia ardente
Ingredientes
·1 fatia média de melancia
·1 fatia média de abacaxi
·1 rodela de gengibre fresco
·Gelo a gosto
·Adoçante a gosto
Modo de fazer :Bata tudo no liquidificador e tome sem coar
Melancia turbinada
Ingredientes
·2 fatias médias de melancia
·1 colher (sobremesa) de chia ou linhaça ou quinua
·Gelo a gosto
·Adoçante a gostongerir alimentos verdes todos os dias é uma das indicações bastante recomendadas pelos médicos. Isso porque os alimentos dessa cor, costumam ter uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais a uma boa saúde. Quando os alimentos são triturados, é possível obter um maior aproveitamento de seus benefícios, por isso quando transformados em suco, certos alimentos alcançam propriedades que vão desde auxiliar na elevação imunidade a perda de peso. Os sucos verdes, por reduzirem a carga sobre o fígado e o pâncreas, ajudam na produção de enzimas que aceleram o emagrecimento. por isso ele pode ser um grande aliado para quem quer entrar em forma com saúde.
Receitas de Suco Verde
Você pode facilmente preparar o suco em casa, mas lembre-se que para resultados visíveis, deve-se manter uma dieta balanceada, de baixas calorias e fugir do sedentarismo.
Receita 1
Gengibre (1 pedaço pequeno)
½ cenoura
1 pera ou maçã verde
½ maço de salsinha crua
1 folha de couve (sem talo)
bulbo da erva- doce ou 1 a 2 talos de salsão ou 5 folhas de escarola
1/2 pepino sem casca
bater tudo no liquidificador, não precisa coar)
Receita 2
Gengibre (1 pedaço pequeno)
1 pera ou maçã
1 ou 2 folhas de couve (sem talo)
bulbo da erva- doce ou 1 a 2 talos de salsão
1/2 pepino sem casca
Hortelã
1 colher de chá de Mel
(bater tudo no liquidificador, não precisa coar)
Receita 3
3 xícaras de chá de capim limão ou erva cidreira lavado e picado
2 limôes tahiti
1 l e 1/2 de água
Gelo à vontade
Cortar os limões ao meio e retirar o centro branco que amarga a bebida, colocar no liquidificador com metade da água e a erva cidreira. Bata bem e depois coe. Volte ao liquidificador com o restante da água, o gelo e açúcar a gosto, torne a bater e sirva bem gelado.
Correndo atrás do prejuízo após de alimentar alguns meses ou até ano de modo incorreto, buscamos a ajuda através das dietas que devem oferecer saúde enquanto emagrecemos.
As frutas são ótimas opções durante a perda de gordura, porém devemos selecionar as que possui menas calorias.
Conhecida por conter pouquíssimas calorias, diurética, antioxidante, hidratante e dá saciedade a melancia é uma fruta muito saborosa e ajuda no emagrecimento com saúde.
Você pode consumi-la como suco com água e também em fatias oferecendo uma sensação de saciedade antes das refeições fazendo com que você come menos.
Dieta do Suco de Melancia
Rica em potássio, a fruta tem ação diurética que ajuda a combater o inchaço corporal, além de ajudar esteticamente a melancia combate alguns problemas de saúde como: rica em licopeno, substância que reduz a pressão alta e previne doenças cardiovasculares.
Por conter 95% de água, a melancia ajuda na hidratação oferecendo saciedade, segundo pesquisas feitas com a dieta da melancia, é possível perder até 50 kg com a dieta, porém é preciso bastante persistência na reeducação alimentar seguindo corretamente o cardápio. Veja:
Cardápio:
Café da manhã
·2 fatias de pão de fôrma integral
·2 fatias médias de queijo coalho
·1 copo (200 ml) de suco de soja
Lanche da manhã
·1 barra de cereal light
Almoço
·Salada crua com 1 colher (sopa) de azeite de oliva
·3 colheres (sopa) de arroz branco
·1 concha rasa de feijão-verde
·1 pedaço médio de filé de peixe grelhado
·Suco de 2 fatias médias de melancia, batidas com pouca água
Lanche da tarde
·1 barra de cereal light
Jantar
·2 pedaços de mandioca cozida
·1 colher (sopa) de requeijão light
Ceia
·1 taça de gelatina diet
Sucos de melancia emagrecedores:
Melancia refrescante
Ingredientes
·1 fatia média de melancia
·½ limão ou suco de 1 laranja ou de 1 tangerina
·3 a 4 folhas de hortelã
·Gelo a gosto
·Adoçante a gosto
Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e tome sem coar
Melancia ardente
Ingredientes
·1 fatia média de melancia
·1 fatia média de abacaxi
·1 rodela de gengibre fresco
·Gelo a gosto
·Adoçante a gosto
Modo de fazer :Bata tudo no liquidificador e tome sem coar
Melancia turbinada
Ingredientes
·2 fatias médias de melancia
·1 colher (sobremesa) de chia ou linhaça ou quinua
·Gelo a gosto
·Adoçante a gostoFaça um delícioso lassi de melancia e com apenas 83 kcal. Ótimo para quem está fazendo dieta.
Dica: Tome o lassi após as refeições pois a melancia ajuda a dar mais saciedade.
Confira a receita abaixo:
Ingredientes:
- 1/4 de xíc. (chá) de melancia picada e sem semente
-1 pote de iogurte natural desnatado
-1 col. (sopa) de mel
-1 col. (café) de cardamomo ou canela em pó
-4 cubos de gelo picado
Modo de preparo:
-Bata no liquidificador a melancia picada, o iogurte e o mel por 3 minutos.
-Coloque o gelo e o cardamomo.
-Beba em seguida.Correndo atrás do prejuízo após de alimentar alguns meses ou até ano de modo incorreto, buscamos a ajuda através das dietas que devem oferecer saúde enquanto emagrecemos.
As frutas são ótimas opções durante a perda de gordura, porém devemos selecionar as que possui menas calorias.
Conhecida por conter pouquíssimas calorias, diurética, antioxidante, hidratante e dá saciedade a melancia é uma fruta muito saborosa e ajuda no emagrecimento com saúde.
Você pode consumi-la como suco com água e também em fatias oferecendo uma sensação de saciedade antes das refeições fazendo com que você come menos.
Dieta do Suco de Melancia
Rica em potássio, a fruta tem ação diurética que ajuda a combater o inchaço corporal, além de ajudar esteticamente a melancia combate alguns problemas de saúde como: rica em licopeno, substância que reduz a pressão alta e previne doenças cardiovasculares.
Por conter 95% de água, a melancia ajuda na hidratação oferecendo saciedade, segundo pesquisas feitas com a dieta da melancia, é possível perder até 50 kg com a dieta, porém é preciso bastante persistência na reeducação alimentar seguindo corretamente o cardápio. Veja:
Cardápio:
Café da manhã
·2 fatias de pão de fôrma integral
·2 fatias médias de queijo coalho
·1 copo (200 ml) de suco de soja
Lanche da manhã
·1 barra de cereal light
Almoço
·Salada crua com 1 colher (sopa) de azeite de oliva
·3 colheres (sopa) de arroz branco
·1 concha rasa de feijão-verde
·1 pedaço médio de filé de peixe grelhado
·Suco de 2 fatias médias de melancia, batidas com pouca água
Lanche da tarde
·1 barra de cereal light
Jantar
·2 pedaços de mandioca cozida
·1 colher (sopa) de requeijão light
Ceia
·1 taça de gelatina diet
Sucos de melancia emagrecedores:
Melancia refrescante
Ingredientes
·1 fatia média de melancia
·½ limão ou suco de 1 laranja ou de 1 tangerina
·3 a 4 folhas de hortelã
·Gelo a gosto
·Adoçante a gosto
Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e tome sem coar
Melancia ardente
Ingredientes
·1 fatia média de melancia
·1 fatia média de abacaxi
·1 rodela de gengibre fresco
·Gelo a gosto
·Adoçante a gosto
Modo de fazer :Bata tudo no liquidificador e tome sem coar
Melancia turbinada
Ingredientes
·2 fatias médias de melancia
·1 colher (sobremesa) de chia ou linhaça ou quinua
·Gelo a gosto
·Adoçante a gostoEmagrecer não é tão fácil, mas também não é tão difícil como parece. O ideal é reeducar a alimentação e manter-se sempre em dia com exercícios físicos. Mas, algumas pessoas só querem eliminar poucos quilos de uma vez, para conseguir manter, mas não conseguem. Nessas horas, uma Dieta dos 7 dias é o ideal, para perder em pouco tempo alguns poucos quilos.
A Dieta dos 7 dias não é nenhuma dieta difícil e muito menos radical. Você continua se alimentando bem, a grande diferença é que os alimentos incluídos na dieta são mais ricos em fibras e menos calóricos. É uma dieta ideal para quem quer perder uns 2 ou 3 kgs apenas, pois é realizada no prazo de 7 dias, com ingestão de poucas calorias.
Se você está querendo dar aquela emagrecida para a formatura, para a festa de casamento ou para outros eventos importantes, confira aqui a dieta dos 7 dias e comece a fazer agora mesmo.
Dieta dos 7 dias – 2 dias com até 350 calorias
Café da manhã
Opção 1
• 1 xíc. (chá) de cappuccino antifome
Opção 2
• 1 copo (250 ml) de suco de fruta light à base de soja
• 1 fatia de pão integral light com ½ queijinho fundido com fibras e 1 fatia de peito de peru
Opção 3
• 1 pote de iogurte natural desnatado com 2 col. (sopa) de granola light
• 1 maçã
Opção 4
• 1 copo (250 ml) de achocolatado com fibras
Lanche da manhã
Opção 1
• 2 cookies integrais médios
Opção 2
• 1 banana com canela (se quiser, aqueça no micro-ondas)
Opção 3
• 1 castanha-do-pará
Opção 4
• 1 barra de cereais light 20 minutos antes do almoço
• 2 copos (500 ml) de suco da saciedade
Almoço
Opção 1
• Salada mista (alface, rabanete, tomate, palmito, pepino)
• 3 col. (sopa) de couve-flor no vapor
• 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferência)
• 1 sobrecoxa (sem pele) assada
Opção 2
• Salada verde (alface, acelga, agrião, rúcula, escarola)
• 4 col. (sopa) de vagem no vapor
• 2 pegadores de massa integral com molho de tomate
• 1 filé grande (150 g) de peixe grelhado
Opção 3
• Salada verde
• 3 col. (sopa) de brócolis no vapor
• 2 col. (sopa) de purê de batata (feito com leite desnatado e requeijão light – sem manteiga)
• 1 hambúrguer grande (120 g) de frango grelhado
Opção 4
• Salada mista
• 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferência)
• 3 col. (sopa) de carne moída refogada com cebola e tomate
• 2 col. (sopa) de quibebe (abóbora refogada com cebola)
Lanche da tarde 1
Opção 1
• 3 damascos secos
Opção 2
• 2 nozes inteiras
Opção 3
• 1 copo (250 ml) de água-de-coco
Opção 4
• 1 maçã com canela (se quiser, aqueça no micro-ondas)
Lanche da tarde 2
Opção 1
• 1 pote de iogurte natural desnatado com 2 col. (sopa) de granola light
Opção 2
• 1 copo (200 ml) de suco de melancia batido com gengibre
Opção 3
• 2 cookies integrais médios
opção 4
• 1 barra de proteína (no máximo com 160 calorias) 20 minutos antes do jantar
• 2 copos (500 ml) de suco da saciedade (veja receita)
Jantar
Opção 1
• Salada verde
• 1 fatia de pão integral light com pasta de atum: ½ lata de atum light misturada com 1 col. (sopa) de maionese light
Opção 2
• Salada mista
• 1 prato (fundo) de sopa de legumes (evite mandioquinha, batata e caldo industrializado) polvilhada com 1 ovo cozido picado
Opção 3
• Salada verde
• Omelete com legumes (2 ovos e ervilha ou cenoura)
Opção 4
• Salada verde
• 1 panqueca integral com brócolis e ricota coberta com molho de tomate
• 1 filé grande (150 g) de frango grelhado
Ceia
Opção 1
• 1 fruta (tangerina, kiwi, pêssego)
Opção 2
• ½ papaia com suco de ½ limão
Opção 3
• 1 taça de gelatina light com iogurte light
Opção 4
• 1 copo (200 ml) de água-de-cocoDieta de Emergência para 2 Dias
Emagrecer é uma das palavras mais escultadas pelas mulheres, principalmente com a chegada do verão. Porém caso falte alguns dias para ir a praia ou clube e você quer enxugar 2 quilinhos, faça a deita da emergência.
Por patricia - 02/02/12 > Categorias: Dieta
A dieta da emergência é totalmente saudável e não trás risco a saúde.
Toda mulher quer eliminar certas gordurinhas localizadas que tanto incomoda, sempre em busca das dietas nem sempre os resultados esperados são satisfatório, no verão a busca pelo corpo perfeito cresce já que usamos trajes no qual o corpo fica mais a mostra, principalmente quando se trata de biquíni.
Se você tem aquela viagem a fazer e já está com os dias contados e até gora você não conseguiu eliminar o tal quilo que está te incomodando a deita da emergência é a novidade do momento que promete emagrecer 2 quilos em até dois dias seguindo as orientações certas.
Dieta de Emergência 2 Dias
Toda deita trás o cardápio no qual deve ser seguido corretamente para ver os resultados, a deita da emergência trás um cardápio diferenciado que acelerar o metabolismo, como o gengibre, a pimenta e o chá verde. Essa dieta não trás riscos a sua saúde e sim vitaminas que ajudam no bom funcionamento do metabolismo preguiçoso.
Se faltam 1 ou 2 quilos para atingir sua meta, a deita de emergência de 900 calorias vai ajudá-la a chegar lá em apenas 48 horas de maneira segura e sem neura alguma. Segue o cardápio abaixo corretamente que trás várias opções.
Cardápio
Café da manhã
Opção 1
• 1 copo (250 ml) de leite de soja light batido com 1 banana e 1 col. (sopa) de semente de linhaça
Opção 2
• 1 copo (250 ml) de leite de soja light batido com 1 polpa congelada de frutas vermelhas (morango, amora ou framboesa)
• 2 biscoitos água e sal integrais
Lanche da manhã
Opção 1
• ½ papaia com suco de ½ limão
Opção 2
• 1 kiwi 30 minutos antes do almoço
• 1 xíc. (chá) de chá emagrecedor
Almoço
Opção 1
• Salada verde (alface, agrião, acelga, rúcula, escarola)
• 2 col. (sopa) de cenoura ralada
• 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferência)
• 1 filé grande (150 g) de peixe grelhado com cebola, tomate e 1 pedaço (3 cm) de pimenta dedo-de-moça amassada*
Opção 2
• Salada verde
• ½ batata-doce média e 2 col. (sopa) de abóbora assadas com ervas (alecrim, pimenta dedo-de-moça, orégano e 1 fio de azeite)
• 1 filé grande (150 g) de frango grelhado
Lanche da tarde 1
Opção 1
• 1 castanha-do-pará
Opção 2
• 4 amêndoas sem sal
Lanche da tarde 2
Opção 1
• 1 copo (250 ml) de suco de melancia batido com gengibre
Opção 2
• 1 copo (250 ml) de suco verde: 1 laranja (sem casca e sem semente) batida com 1 folha de couve e 1 pedaço pequeno (3 cm) de gengibre (sem casca) e água gelada 30 minutos antes do jantar
• 1 xíc. (chá) de chá emagrecedor
Jantar
Opção 1
• Salada verde
• 2 col. (sopa) de brócolis no vapor
• Omelete (4 claras e 2 gemas) com 1 pedaço (3 cm) de pimenta dedo-de-moça amassada
Opção 2
• Salada verde
• 1 prato (fundo) de sopa de legumes (evite batata, mandioquinha e caldo industrializado) com 1 pedaço (3 cm) de pimenta dedo-de-moça amassada
Ceia
Opção 1
• 1 copo (250 ml) de água-de-coco
Opção 2
• Carpaccio de abacaxi: 3 fatias finas de abacaxi, suco de ½ limão e raspas de gengibreEmagrecer não é tão fácil, mas também não é tão difícil como parece. O ideal é reeducar a alimentação e manter-se sempre em dia com exercícios físicos. Mas, algumas pessoas só querem eliminar poucos quilos de uma vez, para conseguir manter, mas não conseguem. Nessas horas, uma Dieta dos 7 dias é o ideal, para perder em pouco tempo alguns poucos quilos.
A Dieta dos 7 dias não é nenhuma dieta difícil e muito menos radical. Você continua se alimentando bem, a grande diferença é que os alimentos incluídos na dieta são mais ricos em fibras e menos calóricos. É uma dieta ideal para quem quer perder uns 2 ou 3 kgs apenas, pois é realizada no prazo de 7 dias, com ingestão de poucas calorias.
Se você está querendo dar aquela emagrecida para a formatura, para a festa de casamento ou para outros eventos importantes, confira aqui a dieta dos 7 dias e comece a fazer agora mesmo.
Dieta dos 7 dias – 2 dias com até 350 calorias
Café da manhã
Opção 1
• 1 xíc. (chá) de cappuccino antifome
Opção 2
• 1 copo (250 ml) de suco de fruta light à base de soja
• 1 fatia de pão integral light com ½ queijinho fundido com fibras e 1 fatia de peito de peru
Opção 3
• 1 pote de iogurte natural desnatado com 2 col. (sopa) de granola light
• 1 maçã
Opção 4
• 1 copo (250 ml) de achocolatado com fibras
Lanche da manhã
Opção 1
• 2 cookies integrais médios
Opção 2
• 1 banana com canela (se quiser, aqueça no micro-ondas)
Opção 3
• 1 castanha-do-pará
Opção 4
• 1 barra de cereais light 20 minutos antes do almoço
• 2 copos (500 ml) de suco da saciedade
Almoço
Opção 1
• Salada mista (alface, rabanete, tomate, palmito, pepino)
• 3 col. (sopa) de couve-flor no vapor
• 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferência)
• 1 sobrecoxa (sem pele) assada
Opção 2
• Salada verde (alface, acelga, agrião, rúcula, escarola)
• 4 col. (sopa) de vagem no vapor
• 2 pegadores de massa integral com molho de tomate
• 1 filé grande (150 g) de peixe grelhado
Opção 3
• Salada verde
• 3 col. (sopa) de brócolis no vapor
• 2 col. (sopa) de purê de batata (feito com leite desnatado e requeijão light – sem manteiga)
• 1 hambúrguer grande (120 g) de frango grelhado
Opção 4
• Salada mista
• 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferência)
• 3 col. (sopa) de carne moída refogada com cebola e tomate
• 2 col. (sopa) de quibebe (abóbora refogada com cebola)
Lanche da tarde 1
Opção 1
• 3 damascos secos
Opção 2
• 2 nozes inteiras
Opção 3
• 1 copo (250 ml) de água-de-coco
Opção 4
• 1 maçã com canela (se quiser, aqueça no micro-ondas)
Lanche da tarde 2
Opção 1
• 1 pote de iogurte natural desnatado com 2 col. (sopa) de granola light
Opção 2
• 1 copo (200 ml) de suco de melancia batido com gengibre
Opção 3
• 2 cookies integrais médios
opção 4
• 1 barra de proteína (no máximo com 160 calorias) 20 minutos antes do jantar
• 2 copos (500 ml) de suco da saciedade (veja receita)
Jantar
Opção 1
• Salada verde
• 1 fatia de pão integral light com pasta de atum: ½ lata de atum light misturada com 1 col. (sopa) de maionese light
Opção 2
• Salada mista
• 1 prato (fundo) de sopa de legumes (evite mandioquinha, batata e caldo industrializado) polvilhada com 1 ovo cozido picado
Opção 3
• Salada verde
• Omelete com legumes (2 ovos e ervilha ou cenoura)
Opção 4
• Salada verde
• 1 panqueca integral com brócolis e ricota coberta com molho de tomate
• 1 filé grande (150 g) de frango grelhado
Ceia
Opção 1
• 1 fruta (tangerina, kiwi, pêssego)
Opção 2
• ½ papaia com suco de ½ limão
Opção 3
• 1 taça de gelatina light com iogurte light
Opção 4
• 1 copo (200 ml) de água-de-cocoEmagrecer não é tão fácil, mas também não é tão difícil como parece. O ideal é reeducar a alimentação e manter-se sempre em dia com exercícios físicos. Mas, algumas pessoas só querem eliminar poucos quilos de uma vez, para conseguir manter, mas não conseguem. Nessas horas, uma Dieta dos 7 dias é o ideal, para perder em pouco tempo alguns poucos quilos.
A Dieta dos 7 dias não é nenhuma dieta difícil e muito menos radical. Você continua se alimentando bem, a grande diferença é que os alimentos incluídos na dieta são mais ricos em fibras e menos calóricos. É uma dieta ideal para quem quer perder uns 2 ou 3 kgs apenas, pois é realizada no prazo de 7 dias, com ingestão de poucas calorias.
Se você está querendo dar aquela emagrecida para a formatura, para a festa de casamento ou para outros eventos importantes, confira aqui a dieta dos 7 dias e comece a fazer agora mesmo.
Dieta dos 7 dias – 2 dias com até 350 calorias
Café da manhã
Opção 1
• 1 xíc. (chá) de cappuccino antifome
Opção 2
• 1 copo (250 ml) de suco de fruta light à base de soja
• 1 fatia de pão integral light com ½ queijinho fundido com fibras e 1 fatia de peito de peru
Opção 3
• 1 pote de iogurte natural desnatado com 2 col. (sopa) de granola light
• 1 maçã
Opção 4
• 1 copo (250 ml) de achocolatado com fibras
Lanche da manhã
Opção 1
• 2 cookies integrais médios
Opção 2
• 1 banana com canela (se quiser, aqueça no micro-ondas)
Opção 3
• 1 castanha-do-pará
Opção 4
• 1 barra de cereais light 20 minutos antes do almoço
• 2 copos (500 ml) de suco da saciedade
Almoço
Opção 1
• Salada mista (alface, rabanete, tomate, palmito, pepino)
• 3 col. (sopa) de couve-flor no vapor
• 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferência)
• 1 sobrecoxa (sem pele) assada
Opção 2
• Salada verde (alface, acelga, agrião, rúcula, escarola)
• 4 col. (sopa) de vagem no vapor
• 2 pegadores de massa integral com molho de tomate
• 1 filé grande (150 g) de peixe grelhado
Opção 3
• Salada verde
• 3 col. (sopa) de brócolis no vapor
• 2 col. (sopa) de purê de batata (feito com leite desnatado e requeijão light – sem manteiga)
• 1 hambúrguer grande (120 g) de frango grelhado
Opção 4
• Salada mista
• 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferência)
• 3 col. (sopa) de carne moída refogada com cebola e tomate
• 2 col. (sopa) de quibebe (abóbora refogada com cebola)
Lanche da tarde 1
Opção 1
• 3 damascos secos
Opção 2
• 2 nozes inteiras
Opção 3
• 1 copo (250 ml) de água-de-coco
Opção 4
• 1 maçã com canela (se quiser, aqueça no micro-ondas)
Lanche da tarde 2
Opção 1
• 1 pote de iogurte natural desnatado com 2 col. (sopa) de granola light
Opção 2
• 1 copo (200 ml) de suco de melancia batido com gengibre
Opção 3
• 2 cookies integrais médios
opção 4
• 1 barra de proteína (no máximo com 160 calorias) 20 minutos antes do jantar
• 2 copos (500 ml) de suco da saciedade (veja receita)
Jantar
Opção 1
• Salada verde
• 1 fatia de pão integral light com pasta de atum: ½ lata de atum light misturada com 1 col. (sopa) de maionese light
Opção 2
• Salada mista
• 1 prato (fundo) de sopa de legumes (evite mandioquinha, batata e caldo industrializado) polvilhada com 1 ovo cozido picado
Opção 3
• Salada verde
• Omelete com legumes (2 ovos e ervilha ou cenoura)
Opção 4
• Salada verde
• 1 panqueca integral com brócolis e ricota coberta com molho de tomate
• 1 filé grande (150 g) de frango grelhado
Ceia
Opção 1
• 1 fruta (tangerina, kiwi, pêssego)
Opção 2
• ½ papaia com suco de ½ limão
Opção 3
• 1 taça de gelatina light com iogurte light
Opção 4
• 1 copo (200 ml) de água-de-cocoDieta da Sopa Milagrosa emagrece até 1kg por dia
O verão já está chegando ao fim, mas nem por isso precisamos abandonar a ideia de conquistar o corpo dos nossos sonhos. Perder peso e garantir a silhueta definida não tem estação, podemos lutar contra a balança e alcançar os nossos objetivos em qualquer época do ano. Mas agora que o clima já está esfriando, uma boa alternativa pode ser a dieta da sopa milagrosa. Confira:
Receita da sopa milagrosa
Ingredientes:
1 e ½ Cabeça de cebola picada;
2 Dentes de alho amassados;
1 Colher de sopa de azeite;
2 ou 3 Caldos de carne;
1 Cenoura ralada;
1 Nabo picado;
½ Repolho-roxo picado;
200g de vagem;
2 Tomates picados;
2 Folhas de couve picadas.
Modo de preparo:
Em uma panela frite a cebola e o alho amassado no azeite, após ele dourar coloque o nabo, a cenoura, o repolho e a vagem depois adicione os caldos de carne. Dê uma breve refogada e adicione 1 litro de água morna, caso haja necessidade acrescente mais temperos, tampe a panela e deixe-o cozinhar por cerca de 20 minutos, em meio ao procedimento se houver necessidade acrescente mais água, logo após o cozimento dos alimentos insira a couve e o tomate e deixe por pelo menos 10 minutos. Para servir coloque em uma tigela, decore com cheiro-verde, manjericão e torradas integrais.
A sopa milagrosa possui baixo nível calórico e, mesmo assim, apresenta os nutrientes que são necessários para o nosso organismo funcionar perfeitamente. Com o consumo dessa sopa é possível perder até 1kg por dia. É indicado realizar a dieta por até sete dias.As dietas de chás são muito famosas, pois as bebidas à base de ervas, frutas e flores possuem muitas propriedades que ajudam a queimar calorias e acelerar o metabolismo, entre outros benefícios. A moda agora é o chá de hibisco, que possui um suave sabor de framboesa, bem diferente do amargo e tradicional chá verde. O chá de hibisco ajuda a melhorar a digestão, regular o intestino, combater a retenção de líquidos e ainda facilita queima de gorduras. Confira o cardápio que pode te ajudar a eliminar 4kg em 15 dias:
MEIA HORA ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ
1 copo de suco desintoxicante
CAFÉ DA MANHÃ
Opção 1: 1 copo (200 ml) de leite de soja light com café (opcional) + 2 torradas (ou 1 fatia de pão integral) com margarina light + 1 fatia de peito de peru (ou presunto magro ou 2 col./chá de geleia diet)
Opção 2: 1 copo (200 ml) de leite de soja light com 1 col. (sobremesa) de achocolatado light (opcional) + Omelete (1 ovo mexido com 2 fatias de peito de peru) + mix de fibras
Consuma 2 col. (sopa) pela manhã para estimular o funcionamento do intestino. Bata no suco desintoxicante ou no leite de soja ou acrescente na fruta do lanche. Mas, se preferir, misture na sopa do jantar.
LANCHE DA MANHÃ
Opção 1: 1 fruta média (maçã, pera, ameixa vermelha) + 2 castanhas-do-pará + 1 xícara de chá de hibisco
Opção 2: 1 fatia média de melão (abacaxi ou melancia) + 3 amêndoas + 1 xícara de chá de hibisco
MEIA HORA ANTES DO ALMOÇO
1 xícara de chá de hibisco
ALMOÇO
Opção 1: Salada de folhas verde-escuras (couve, rúcula, agrião ou alface-roxa) + 1 filé médio de frango grelhado + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha média de lentilha (ou feijão) + 1 taça de gelatina
Opção 2: Salada de alface, agrião e tomate + 1 filé médio de peixe grelhado + 2 batatas pequenas assadas ou cozidas com 1 fio de azeite de oliva e orégano + 1 taça de gelatina
LANCHE DA TARDE 1
Opção 1: 1 fruta (pera, maçã, caqui ou tangerina) + 1 xícara de chá de hibisco
Opção 2: 1 barrinha de cereais light sem chocolate (ou 1 banana seca) + 1 xícara de chá de hibisco
LANCHE DA TARDE 2
Opção 1: 1 copo de leite de soja gelado batido com 1 col. (sobremesa) de farelo de aveia (ou batido com 2 ameixas-pretas) + 1 xícara de chá de hibisco
Opção 2: 1 pote de iogurte de soja + 1 xícara de chá de hibisco
MEIA HORA ANTES DO JANTAR
1 xícara de chá de hibisco
JANTAR
Sopa funcional + 1 fruta assada (maçã ou banana) com canelaUma das coisas que as mulheres estão sempre buscando é o corpo ideal, e para isso acabam investindo frequentemente em dietas e métodos que possam ajudar a eliminar alguns quilinhos extras. Atualmente, uma dieta tem dado muito o que falar, além de fazer parte do dia a dia de muitas mulheres, especialmente as famosas, é a dieta da clara de ovo. Já falamos anteriormente no blog da dieta do ovo. Em tempos de investir em uma alimentação baseada em proteínas magras, a clara de ovo tem sido muito usada nos pratos, juntamente com a batata doce e também o peito de frango cozido e desfiado.
Dieta da clara de ovo 1 Dieta da clara de ovo – conheça o cardápio
Quer saber como eliminar até 5 quilos em um mês? Então acompanhe esse cardápio:
CAFÉ DA MANHÃ
Opção 1
1 copo de suco verde com 1 folha de couve sem o talo e suco de 2 laranjas + 1 fatia de pão integral com ricota
Opção 2
1 fatia de pão de centeio com 2 claras mexidas + 1 copo de suco de morango
LANCHE DA MANHÃ
Opção 1
1 maçã
Opção 2
1 fatia de melão
ALMOÇO
Opção 1
½ prato (sobremesa) de alface lisa + ½ prato (sobremesa) de agrião + 2 col. (sopa) de cenoura crua + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 omelete com 2 claras e 1 col. (chá) de semente de chia, tomate e cebola
Opção 2
1 prato (sobremesa) de rúcula, alface e pepino + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de grão-de-bico ou feijão + 1 filé de boi de alcatra grelhado (120 g)
LANCHE DA TARDE
Opção 1
1 copo de suco de abacaxi + omelete com 2 claras batidas, 1 colher (sopa) de farelo de aveia, 1 colher (chá) de mel
Opção 2
1 fatia de pão integral com queijo cottage + 1 laranja inteira
JANTAR
Opção 1
½ prato (sobremesa) de almeirão com ½ manga picada + 1 filé de frango médio (120 g) grelhado + 1 batata-doce pequena (100 g)
Opção 2
½ prato (sobremesa) de alface e tomate-cereja + panqueca com 2 claras, 1 ovo, 150 g de inhame cozido e 1 col. (sobremesa) de farelo de aveia e sal com recheio de 1 col. de frango desfiado com molho vermelho
CEIA
Opção 1
1 iogurte (170 g) zero gordura com pedaços de mamão ou morango
Opção 2
1 iogurte zero açúcar com 1 col. (chá) de chia + 1 col. de goji berryO abacaxi é uma fruta bastante comum no nosso país. Além de comermos ela da maneira tradicional, também podemos usá-las para preparar muitas receitas, inclusive os sucos, pois esta é uma fruta rica em água. Você sabia que o abacaxi pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol? Ele também ótimo para combater a anemia e melhorar a digestão. Confira um cardápio variado que acompanha o suco de abacaxi para reduzir o seu peso:
Dia 1
Café da manhã
2 torradas médias cobertas com uma camada fina de requeijão + chá ou café
Lanche
1 copo de 300 ml de suco de abacaxi
Almoço
2 cols. (sopa) de purê de batata + carne assada + salada de alface com agrião à vontade
Lanche
1 pote médio de salada de frutas
Janta
1 omelete + salada variada, com mais folhas do que legumes
Dia 2
Café da manhã
1 pão francês com 1 fatia de queijo branco + chá ou café
Lanche
1 copo de 300 ml de suco de melancia
Almoço
2 cols. (sopa) de arroz integral + 1 bife médio de peito de frango grelhado + 1 porção média de couve-flor refogada
Lanche
1 barrinha de cereal
Janta
6 nuggets + salada variada, com mais folhas do que legumes
Dia 3
Café da manhã
1 pão árabe com 1 fatia de queijo mussarela e 1 fatia de presunto + chá ou café
Lanche
1 copo de 300 ml de suco de abacaxi com hortelã
Almoço
2 cols. (sopa) de purê de mandioca com milho verde + 1 bife médio acebolado
Lanche
2 quibes pequenos
Janta
1 coxa de frango assada + salada variada, com mais folhas do que legumes
Dia 4
Café da manhã
1 pão integral com 1 camada fina de pasta de presunto + chá ou café
Lanche
1 copo de 300 ml de suco de melancia
Almoço
3 cols. (sopa) de salpicão de frango (batata, cenoura, salsão e maionese) + 1 porção média de brócolis
Lanche
1 pacote médio de pipoca (100 g)
Janta
1 bife médio + salada variada, com mais folhas do que legumes
Dia 5
Café da manhã
3 biscoitos de água e sal com 1 fatia de queijo branco + chá ou café
Lanche
1 copo de 300 ml de suco de abacaxi com hortelã e gengibre
Almoço
1 lasanha à bolonhesa (porção individual) + salada de alface, agrião e rúcula
Lanche
1 iogurte de frutas (pote pequeno)
Janta
2 quibes médios assados + salada variada, com mais folhas do que legumes
Dia 6
Café da manhã
1 pão doce com uma camada fina de geleia de morango + chá ou café
Lanche
1 copo de 300 ml de suco de abacaxi
Almoço
2 cols. (sopa) de arroz branco + 1 bife à parmegiana + couve refogada
Lanche
1 taça de gelatina
Janta
1 porção média de tabule com frango desfiado
Dia 7
Café da manhã
Um pedaço médio de rocambole de queijo e presunto + chá ou café
Lanche
1 copo de 300 ml de suco de abacaxi com hortelã e gengibre
Almoço
2 charutos médios (folha decouve com almôndega ensopada) + 2 batatas pequenas cozidas
Lanche
1 taça pequena de sorvete de creme
Janta
3 fatias pequenas de tênder + salada variada, com mais folhas do que legumes
Libertação de horários, hábitos cotidianos e muitos outros afazeres, é tempo de prazeres e exageros, estamos falando das férias. Todo mundo merece um tempo para descansar seja do trabalho, das aulas ou dos dois, as férias são sempre bem almejadas e planejas, porém, quando elas chegam muitas pessoas se esquecem de que também podem desfrutar seus dias de descanso, sem engordar. Aqui estão relacionadas algumas dicas para ajudar a não perder (muito) a dieta durante o período de férias.
1. Água Sempre a Mão – Sendo na cidade ou na praia, estrada ou campo, ao até mesmo no avião, nunca saia de casa sem pelo menos uma garrafa de água. A hidratação é super importante para quem quer manter o peso, pois muitas vezes a sede é confundida com a fome.
2. Saia de Casa – Se as férias que você está desfrutando são dentro de casa, aproveite para sair e explorar a cidade porta a fora, visitando parques, campos, ou mesmo procurando tomar um sol perto de casa mesmo. É essencial essa caminhada, até porque ficar o tempo todo dentro de casa além de perder todo o tempo das férias ainda fica mais próximo da geladeira e da despensa.
3. Tudo Incluído – o regime dentro de um resort ou de um cruzeiro pode encontrar dificuldade em seguir corretamente devido a tentação, mas muitos desses lugares oferecem cerca de 15 refeições diárias, mas isso não quer dizer que você deve comer 15 vezes por dia. Tente manter os mesmo horários e o formato do regime alimentar que costumava fazer diariamente em seus dias comuns, a única diferença é que você não terá de cozinhar.
como-fazer-dieta-nas-ferias-1
como-fazer-dieta-nas-ferias-2
700-01614501
como-fazer-dieta-nas-ferias-4
como-fazer-dieta-nas-ferias-5
como-fazer-dieta-nas-ferias-6
4. Boicote aos Buffets – que a culpa é deles nós já sabemos, mas não é porque existem na sua frente 150 tipos de petiscos diferentes, que você tem que provar cada um deles. Nesses casos opte por fazer uma única refeição, igual como você costuma fazer em casa, comece por uma salada, para que não fique muito rígida a refeição. Quando a variedade é muito grande e não se quer deixar escapar, faça do seu almoço, uma refeição em tapas, para poder provar uma quantidade pequena de cada prato, mas isso deve substituir o prato principal.
Boicote aos Buffets
Boicote aos Buffets
5. Uma Questão de Prato – essa é uma dica que pode funcionar em qualquer situação, qualquer altura do ano e mesmo estando em casa. Sempre que for se servir, use pratos de aperitivos ou de sobremesas. Eles são menores do que os normais, e ajudam a controlar o número e o volume de comida e alimentos que serão ingeridos.
6. Bebidas Grátis – Refrescantes, coloridas, estão sempre passeando em bandejas para vários lugares e em qualquer lugar que olhe. Limite-se a apenas um cocktail ou copo de vinho na hora do jantar, mas se estiver na beirada da piscina, e já a muitas horas sem comer, adquira em mãos uma bebida fresca, mas que seja pouco calórica.
7. Snacks – Escolhendo o seu lanche, deguste sempre de uma bela fruta tropical de preferência, nozes e pão integral com queijo também pode ser uma ótima escolha, é prefeito para passar o tempo enquanto descobre novos lugares antes do almoço. No meio da tarde ao invés de pedir algo mais calórico como um hambúrguer, nem perca seu tempo para se levantar. Muitos desses lugares não permitem esse tipo de comida em alguns lugares, um jeito ótimo de evitar essas tentações é estando em um desses lugares.
Nascida em Abaetetuba, no interior do Pará, a atriz, que completa 45 anos no mês de junho, não abre mão dos sabores naturais da terra para manter a energia tinindo e incrementar a dieta. Mantém um pomar e uma horta em sua casa, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Dali colhe frutas e vegetais frescos para montar suas saladas e o cardápio da família. “Acho que o segredo da boa saúde é fazer pratos coloridos e variar sempre para não cair na monotonia de nutrientes”, diz. Dira não usa sal e gosta de temperar as folhas da alface-americana, da rúcula e das endívias com azeite, limão, pimenta- do-reino e folhas de hortelã. Às vezes, acrescenta queijo branco e tomates frescos à salada. A morena também adora as frutas paraenses, especialmente açaí, bacuri, taperabá (também conhecida como cajá) e cupuaçu. “Costumo comê-las no lanche ou no café da manhã. São cheias de vitaminas antioxidantes”, diz.
Suas refeições principais costumam incluir uma porção pequena de arroz (duas colheres de sopa) e uma concha pequena de feijão. “Divido meu prato em quatro partes: uma para as proteínas, outra para os carboidratos e duas para os vegetais verdes crus e legumes cozidos ou refogados”, explica. A carne vermelha aparece na mesa da atriz apenas duas vezes por semana – suas fontes de proteína favoritas são mesmo os peixes e os frutos do mar. “Adoro cozinhar lula, camarão, polvo, que é minha especialidade”, comenta. Seu peixe é preparado com ervas, azeite, limão e vinho branco. “Levo os filés ao forno enrolados em papel-alumínio. Como acompanhamento, preparo shiitake com manteiga e molho shoyo”, entrega a estrela. Delícia!
Papo de geladeira
O que mudou em sua alimentação antes de dar vida a Celeste?
Mantive a qualidade, mas diminuí um pouco o número de calorias. Hoje em dia, tento me contentar com porções menores. Assim, posso variar bastante o cardápio e comer de tudo, mas sem engordar.
Quais são os seus grãos favoritos?
Gosto de grão-de-bico, lentilha e ervilha.
E os doces?
Prefiro sobremesas não industrializadas, feitas em casa e sem chocolate. Só no período da TPM, dou uma beliscadinha. Não sou chocólatra.
O que faz para driblar a fome?
No trabalho, tomo um café com leite, como um pão de queijo ou um sanduíche no pão árabe, se a fome for grande. Também gosto de carregar na bolsa um mix de castanhas. Sou fã de frutas desidratadas, como pera, tâmara e abacaxi. E levo sempre comigo uma garrafa d’água, que vou tomando ao longo do dia.
Do que não abre mão mesmo quando deseja enxugar 1 quilinho?
Do café com leite com torrada, queijo branco e geleia. Adoro! Também não dispenso bolo de aniversário – mas uma fatia só, com açúcar e muito afeto.
Que tipo de alimento faz você se sentir inchada?
Minha digestão não é muito boa para pratos temperados com óleo de dendê. Ainda assim, acho difícil resistir ao acarajé. Já as hortaliças mais fibrosas, como os brócolis, me fazem muito bem.
Gosta de chá?
Adoro! Capim-limão, erva-doce e maçã são os meus preferidos. Tomo gelado, com gengibre e hortelã.
Como começa o seu dia?
Com um copo de água natural em jejum e uma colher de mel. Desperta o organismo.
O que nunca falta em sua geladeira?
Geleia sem açúcar, queijo branco, iogurte natural, salada de frutas e farinha de tapioca.
Prato inteligente
Dira tem um cardápio básico, que a mantém nutrida e bem-disposta. Quando quer perder medidas, adota uma versão light, reduzindo porções ou eliminando alguns itens do menu, sempre com a orientação de seu médico, o endocrinologista Ricardo da Silva Sá, do Rio de Janeiro. Confira:
CAFÉ DA MANHÃ : 1 copo de água natural + 1 colher de mel + 2 torradas com geleia ou queijo branco ou 1 pão francês com manteiga ou 1 porção de cereal com leite desnatado + Café com leite desnatado ou cappuccino + 1 iogurte natural + 1 fruta ou 1 copo de suco natural (200 ml)
VERSÃO LIGHT DO CAFÉ DA MANHÃ: 1 tapioca com queijo branco + Café com leite desnatado + 1 fruta ou 1 copo de suco natural
ALMOÇO: 1 filé de peixe com shiitake refogado no shoyo + Mix de folhas verdes com queijo branco + Brócolis refogados com azeite + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão + 1 col. (sopa) de farofa
VERSÃO LIGHT DO ALMOÇO: Elimine o arroz com feijão
LANCHE: 1 bola de sorvete de frutas ou um picolé de manga ou 1 pão de queijo
VERSÃO LIGHT DO LANCHE: 1 gelatina dietética ou 1 maçã
JANTAR: 1 porção de lula ou camarão cozido + Mix de folhas verdes (sem queijo) + Refogado de beterraba ou mix de legumes ao vapor + 1 batata assada
VERSÃO LIGHT DO JANTAR: Elimine a batata
CEIA: 1 xícara de chá ou cappuccino com 2 torradas
VERSÃO LIGHT DA CEIA: 1 ou 2 maçãsHá quatro anos, Lalá Noleto deixou para trás a rotina na tranquila Goiânia para desembarcar na agitada São Paulo a fim de se dedicar totalmente a seu blog (lalanoleto.com.br). Na capital paulista, morando sozinha e trabalhando duro para ir atrás dos sonhos, acabou se descuidando do básico: alimentação e atividade física. "Sempre fiz exercícios, mas, em um novo ambiente e na correria, demorei a encontrar e me adaptar a um lugar onde me sentisse bem para malhar", conta a blogueira fashion, que hoje, aos 29 anos, tem mais de 308 mil seguidores no Instagram e faz sucesso com suas postagens de "look do dia".
Sem habilidade para o fogão, também costumava apelar para o fast food, o que a fez ganhar peso - no auge, chegou a pesar 64 quilos. "A pizza que eu comia à noite virava o café da manhã do dia seguinte. E, como biscoito durava mais do que fruta, era prático ter um monte de guloseimas para beliscar na hora que a fome apertava", confessa.
Até que um dia resolveu mudar. "Não estava feliz com meu corpo." Ela aprendeu a fazer compras saudáveis e foi atrás de receitas gostosas para entrar em forma. "A primeira omelete que fiz foi seguindo dicas de um vídeo que encontrei na internet", conta. Os resultados apareceram na diminuição do manequim: do 42, Lalá passou para o 38 (hoje ela veste 36).
5 truques para sair da zona de conforto
A nutricionista Gabriella Pereira, responsável pelo cardápio de Lalá, ensina alguns truques práticos para você sair da sua zona de conforto e manter a dieta. Vem com ela:
• Varie o cardápio. "Comer sempre a mesma coisa faz o corpo se acostumar. Experimente alimentos diferentes. Na hora do almoço, por exemplo, tirei um pouco do carboidrato e inclui fibras e grãos para gerar a saciedade. Coloquei o carbo no final da tarde, hora em que cai a produção de serotonina e vem a vontade de comer doce", diz Gabriella.
• Invista nos lanches pré e pós-treino. Nos dias de musculação, um dos lanches pré-treino de Lalá é biscoito de arroz com cottage e geleia. Nos dias de aeróbico, um copo de smoothie de frutas vermelhas ou 1 banana seca sem açúcar e água de coco. No pós-treino, ela toma whey com glutamina e BCAA ou come pão sem glúten com clara mexida. O BCAA e a glutamina devem ser indicados por uma nutricionista.
• Não tem tempo de cozinhar? Congelados saudáveis, com baixo teor de sódio, são salvadores. Tenha algumas opções no freezer.
• Meteu o pé na jaca para valer, com tudo a que tinha direito? Experimente um detox de dois dias, com muita água e sucos naturais, além de almoço e jantar com uma proteína (frango ou peixe).
• Insista na dieta por 15 dias. "É o tempo que seu metabolismo precisa para começar a se reeducar", garante a nutricionista.
Cardápio top
A nutricionista Gabriella melhorou os lanches antes e depois dos treinos, acertou a hora e as porções dos carboidratos e aumentou o consumo de proteína. Também dividiu o lanche da tarde em dois. O primeiro é quase como uma sobremesa após o almoço, já que a blogueira sente muita vontade de doce. O segundo pode acontecer três horas depois do primeiro, quando for demorar a jantar:
TODOS OS DIAS
1 copo (200 ml) de água morna com limão em jejum
CAFÉ DA MANHÃ (PRÉ-TREINO DE MUSCULAÇÃO)
Opção 1: 1 scoop de whey protein batido com 1 copo (200 ml) de água + 1 banana-prata com canela em pó e granola sem glúten
Opção 2: 1 fatia de pão sem glúten com 2 claras mexidas e 1 col. (sopa) de cottage + 1 copo (200 ml) de água de coco
Opção 3: 1 tapioca feita com 2 col. (sopa), recheada com 1 col. (sobremesa) de cottage e 1 col. (chá) de geleia light + 1 scoop de whey batido com 1 copo (200 ml) de água
LANCHE DA MANHÃ (PÓS-TREINO)
Opção 1: Omelete de 1 ovo e 3 claras, tomate, orégano e pimentado- reino a gosto + 1 fatia de pão sem glúten + 1 copo (200 ml) de chá verde gelado + 1 pera cozida fatiada com canela em pó
Opção 2: 1 panqueca proteica (4 claras batidas com 30 g de aveia em flocos), recheada com 1 banana-prata picada, adoçante, essência de baunilha e canela em pó + 1 copo (200 ml) de chá de hibisco gelado
Opção 3: 1 scoop de whey de baunilha batido com 1 copo (200 ml) de água de coco e 1 porção de frutas vermelhas congeladas (framboesa, morango), 1 col. (sopa) de gojiberry seco por cima
ALMOÇO
Opção 1: 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes + 2 col. (sopa) de arroz integral + 4. col. (sopa) de abobrinha no vapor + 2 col. (sopa) de espinafre refogado + 1 filé médio (120 g) de peixe grelhado
Opção 2: 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes escuras e tomate + 2 col. (sopa) de purê de abóbora (sem leite) + 3 col. (sopa) de brócolis e couve-flor no vapor + 1 filé médio (120 g) de frango grelhado
Opção 3: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula e tomate + 3 col. (sopa) de batata-doce cozida com alecrim + 4 col. (sopa) de aspargos + 1 filé médio (120 g) de carne magra grelhado
LANCHE DA TARDE 1
Opção 1: 1 barrinha (15 g) de fruta seca com chocolate
Opção 2: 1 maçã pequena assada com canela em pó
Opção 3: 1 iogurte grego light
LANCHE DA TARDE 2
Opção 1: 1 porção pequena de chips de batata-doce + 1 iogurte light
Opção 2: 2 fatias de pão integral light com 2 col. (sopa) atum light ou 1 esfiha pequena integral com recheio de ricota
Opção 3: 1 barrinha de proteína
JANTAR
Opção 1: 4. col. (sopa) de legumes (brócolis, couve-flor, berinjela) no vapor, com 1 col. (sopa) de lascas de amêndoa • 3 col. (sopa) de soja cozida + 1 filé médio (120 g) de peixe grelhado
Opção 2: 4. col. (sopa) de legumes (abobrinha, cenoura) e 5 unidades de couve-de-bruxelas no vapor + 2 col. (sopa) de lentilha + 1 filé médio (120 g) de salmão grelhado com ervas frescas
Opção 3: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, agrião, 4 nozes picadas, 1 col. (sopa) de lascas de amêndoas, 1 col. (sopa) de uva passa + 3 col. (sopa) de grão-de-bico cozido + 1 filé médio (120 g) de frango desfiado com cenoura ralada e tomatinhosCabelo saudável é um dos maiores desejos das mulheres, lado a lado com um corpo em dia. O que poucas sabem é que é possível conquistar os dois objetivos seguindo apenas uma dieta rica em proteínas e oleaginosos. Com a dupla, dá pra garantir fios fortes, sedosos e brilhantes, além de diminuir a necessidade de comer ao longo do dia.
Por que essas substâncias são tão importantes: “a base do cabelo é a proteína. Aumentando a ingestão de alimentos ricos nessa substância você aumenta o aporte do corpo e não o obriga a priorizar as funções mais importantes, deixando que ele cuide dos fios também”, explica Alessandra Luglio, nutricionista consultora da Nutrawell. “As oleaginosas, por sua vez, são ricas em vitaminas do complexo B, que deixam o cabelo mais bonito”, conclui.
E os benefícios desse cardápio não param por aí, como lembra Alessandra. “Uma dieta mais proteica e rica em oleaginosas promove a sensação de saciedade por mais tempo porque a digestão desses alimentos é mais lenta. Com isso, você sente menos fome durante o dia”, esclarece a especialista.
Para seguir a dieta, uma ida simples ao supermercado resolve o problema. De acordo com a nutricionista, carnes, laticínios e um mix de castanhas e sementes são a base do menu. “Uma boa ideia é contar também com suplementos de proteína. Eles são mais difíceis de encontrar, mas podem substituir um lanche da tarde, por exemplo”, ensina Alessandra.
Confira a dieta criada pela nutricionista para manter o corpo sequinho e os fios impecáveis:
Café da manhã
Opção 1
2 torradas integrais com ovo mexido (1 ovo inteiro + 2 claras – com pouco óleo) + 1 copo (200ml) de suco verde batido com frutas vermelhas (morango e mirtillo congelado).
Opção 2
2 fatias de pão integral light com 2 fatias de queijo branco e 1 fatia de peito de peru + 1 copo (200ml) de leite desnatado batido com 1 banana e 1 col. (sopa) de mix de chia com linhaça.
Lanche da manhã
Opção 1
1 pote de iogurte light com 2 col. (sobremesa) de granola + 2 castanhas do Pará picadas.
Opção 2
1 porção (40g) de mix de nuts e frutas secas (sementes de girassol, sementes de abóbora, amêndoas, castanha de caju e do Pará, nozes, uva passa, damasco seco, goji berry... tudo sem sal e sem açúcar, levemente torrado).
Almoço
Opção 1
1 prato de sobremesa de salada de alface, beterraba ralada e tomate + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de feijão + 1 filé de peixe no forno (150g) + 3 col. (sopa) de espinafre refogado.
Opção 2
1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, cenoura ralada, champignon e ervilha + 4 col. (sopa) de massa integral com molho de tomate caseiro e tiras de frango grelhado (150g) e abobrinha.
Tempero para salada: suco de 1 limão + vinagre balsâmico
Lanche da tarde
Opção 1
1 dose de suplemento proteico (whey protein ou proteína vegetal, como de soja ou arroz) batido com 1 copo (350ml) de água de coco.
Opção 2
½ dose de suplemento proteico batido com 1 pote de iogurte light + 2 fatias finas de abacaxi ou 1 kiwi.
Jantar
Opção 1
Omelete feito com 1 ovo inteiro, 2 claras e 2 col. (sopa) de cottage + 3 col. (sopa) de abobrinha e berinjela assadas + salada de folhas à vontade.
Opção 2
Salada feita com alface, rúcula, cenoura e beterraba ralada, alho poró, 2 fatias de queijo branco em cubos, ½ lata de atum light (em água) e 1 col. (sobremesa) de mix de linhaça, chia e gergelim.
Ceia
Opção 1
1 copo (200ml) de leite desnatado ou de soja zero com canela.
Opção 2
2 rolinhos de queijo branco com peito de peru.Dieta anticelulite: pernas lisinhas e menos 3 kg em 15 dias!
Por Eliane Contreras | Fotos Pedro Rubens
Não tem jeito: a dieta certa e o exercício são as principais armas contra os furinhos que deixam mais de 80% de nós, mulheres, tão infelizes. A dupla ajuda a emagrecer, o que significa boa parte da batalha ganha. Com um cardápio capaz de desintoxicar, desinflamar e melhorar a circulação, você vai além: vence a inimiga e evita que ela reapareça com facilidade e, assim, mantém as coxas e o bumbum sempre lisinhos.
Por que emagrecer é importante: “Em excesso, a gordura aumenta o tamanho das células adiposas, empurrando-as para as camadas mais próximas da pele. Comprimidas ali, provocam edemas (inchaço) e o acúmulo de líquido entre elas, que faz com que apareçam as ondulações”, explica a nutricionista funcional, farmacêutica e fitoterapeuta Lucyanna Kalluf, do Núcleo de Nutrição Personalizada Natunutry, em São Paulo.
Reduzir calorias não é tudo. Você deve privilegiar os alimentos ricos em potássio e silício. “Eles têm efeito diurético – ou seja, evitam a retenção de líquido, diminuindo os edemas”, explica Lucyanna. Então, prepare-se para comer mais folhas verdes (alface, couve, acelga, rúcula), brócolis, broto de alfafa, beterraba, arroz integral, inhame, banana, mamão, atum, sardinha, lentilha e feijão. E, claro, diminua o consumo de refrigerantes, doces e alimentos industrializados com excesso de sódio (embutidos e congelados são campeões). Cuidado ainda com os produtos com corantes, conservantes e agrotóxicos. “Muitas mulheres desenvolvem alergia a essas substâncias. O organismo pode ainda não ter enzimas suficientes para quebrar as moléculas de alguns tipos de proteína (da carne vermelha e do leite, por exemplo), o que dificulta o trabalho dos rins na eliminação das toxinas pela urina e, com isso, causando mais inchaço”, avisa Lucyanna Kalluf. Portanto, a celulite também pode ser resultado da sensibilidade do organismo ao que você costuma comer.
É por isso que a dieta anticelulite precisa oferecer alimentos com o poder de desintoxicar e desinflamar. Mais ainda: deve incluir itens ricos em fibras, vitaminas e minerais que melhorem a capacidade de o intestino absorver nutrientes essenciais, responsáveis pelo bom funcionamento e pela renovação das células. O cardápio ao lado sugere mais: refeições que, além de potássio e silício, combinam magnésio, cálcio e vitamina B6. O sinergismo entre essas vitaminas e minerais, segundo a nutricionista, não só diminui o inchaço como também ajuda a regularizar o metabolismo e melhorar o equilíbrio hormonal (hormônios bagunçados, socorro, pioram os furinhos!) – mais dois motivos para você seguir a dieta à risca e vencer de vez a celulite!
Suco, chá e muita água
Nada substitui a água para hidratar as células e ajudar o organismo a eliminar as toxinas e desinchar. A indicação é beber, em média, 2 litros por dia, sempre entre as refeições (até 15 minutos antes e duas horas depois do café da manhã, do almoço e do jantar). Mas, assim como o suco detox , as infusões de centella asiática com mais uma erva (cavalinha, dente-de-leão e hibisco) são importantes para combater a retenção de líquido, reduzir a inflamção das células e estimular a circulação. Beba 1 litro ao longo do dia, além da água.
Cardápio tapa-furinhos
Este cardápio, de 1200 calorias, mais a infusão de ervas (beba 1 litro ao longo do dia), reduz a celulite e faz você perder até 3 quilos em 15 dias. Depois desse prazo, aumente o tamanho das porções, mas continue investindo nos alimentos aliados contra as ondulações:
Café da manhã
Opção 1: 1 copo (200 ml) de Suco Detox + 1 porção de fruta (1 lima-da-pérsia ou 1 fatia fina de melão ou melancia) + 1 ovo mexido com 2 col. (chá) de manteiga (de preferência a ghee, a manteiga clarificada) + 1/2 xíc. (chá) de café
Opção 2: 1 copo (200 ml) de água com suco de limão (se possível, ainda em jejum) + 1 porção de fruta (1 fatia fina de melão ou mamão) com Mix de Fibras + 2 unidades pequenas de mussarela de búfala com 2 col. (chá) de azeite extravirgem + 1 xíc. de chá verde ou branco
Opção 3: 1 copo (200 ml) de Suco Detox + 1 fatia de pão sem glúten com 1 col. (chá) de manteiga ghee (ou azeite extravirgem) e 1 fatia fina de peito de peru + 1/2 xíc. (chá) de café
Opção 4: 1 copo (200 ml) de água com suco de limão + 1 porção de fruta (1 fatia fina de melão ou mamão) e Mix de Fibras + 1 ovo mexido com 2 col. (chá) de azeite extravirgem + 1 xíc. de chá verde ou branco
Lanche
Opção 1: 3 castanhas-do-pará
Opção 2: 3 nozes (3 metades)
Opção 3: 6 amêndoas
Opção 4: 1 barrinha de sementes (até 70 calorias)
Almoço
Opção 1: Salada - 1 prato (mesa) de folhas verdes variadas (alface, rúcula, agrião, acelga, escarola)* + 1 concha média de lentilha (ou feijão) + 1 filé grande (120 g) de frango grelhado (se possível, preparado com 2 col./chá de óleo de girassol ou de coco)
Opção 2: Salada - 1 prato (mesa) de salada de folhas verdes variadas + 3 col. (sopa) de quinua em grão cozida + 4 col. (sopa) de carne moída refogada (se tiver molho vermelho reduzir para 3 col./sopa)
Opção 3: Salada - 1 prato (mesa) de salada de folhas verdes variadas + 1 prato (sobremesa) de legumes cozidos (abobrinha, berinjela, brócolis e couve-flor) + 1 pedaço grande (120 g) de peixe assado ou ensopado
Opção 4: Salada - 1 prato (mesa) de salada de folhas verdes variadas + 2 col. (sopa) de arroz integral (ou arroz selvagem) + 2 col. (sopa) de frango picadinho (ou carne vermelha magra) com molho de tomate (ou se possível, com creme de leite de soja)
Lanche da tarde
Opção 1: 1 fruta com 1 col. (sopa) de Mix de Fibras
Opção 2: 1 copo (200 ml) de Suco Detox (pode preparar em casa, levar congelado para o trabalho e deixar descongelando na geladeira)
Opção 3: 1 potinho (150 ml) de salada de frutas (kiwi, abacaxi, melão e mamão)
Opção 4: 1 barra de cereais sem glúten
Jantar
Opção 1: Salada - 1 prato (mesa) de folhas variadas com palmito, tomate e aspargo + 1 filé médio (100 g) de peixe grelhado (ou 6 sashimis com 1 col./café de shoyu light e raiz-forte) + 1 col. (sopa) de cogumelos refogado com 1 col. (chá) de manteiga
Opção 2: 1 prato (sobremesa) de verdura (couve, escarola, acelga) refogada + 1 pires (chá) de broto de feijão temperado com salsa e cebolinha + Omelete (1 gema + 2 claras)
Opção 3: 1 prato (fundo) de sopa detox 1 ou sopa detox e anticelulite com 3 col. (sopa) de quinua em grão cozida + 2 fatias de tofu grelhado
Opção 4: Salada - 1 prato (mesa) de folhas variadas com palmito, tomate e aspargo + 1 hambúrguer de quinua (ou de soja) grelhado + 1 pires (chá) de acelga refogada
Ceia
Opção 1: 1 damasco seco
Opção 2: 1 ameixa seca
Opção 3: 1 /2 maçã pequena assada e polvilhada com canela
Opção 4: 1 col. (sobremesa) de cranberry seco
*Tempero para as saladas: vinagre de maçã (ou suco de limão ou vinagre balsâmico) à vontade, pouco sal e 2 col. (chá) de azeite extravirgem Os shakes caseiros que vêm à seguir, combinados ao cardápio elaborado pela nutricionista Mariana Duro, da Clínica Villa Vita, em São Paulo, ajudam você a enxugar 2 quilos em dez dias. Ricos em fibras e proteína e econômicos em carboidrato, eles saciam com poucas calorias e oferecem uma boa dose de vitaminas e minerais. Podem ser preparados com antecedência e armazenados numa garrafinha térmica.
Os shakes industrializados são uma boa alternativa para quem precisa de ainda mais praticidade (dá para prepará-los numa coqueteleira, no trabalho ou mesmo no caminho do shopping). Você acha o gosto ruim? Hoje existem várias opções de sabor, além de formulações livres de lactose e glúten para quem apresenta sensibilidade a essas substâncias. Mas atenção: não é para você (nem ninguém) viver à base de shake – ou seja, use-o por um período curto. “Substituir o almoço por esse tipo de bebida é melhor do que ficar em jejum ou comer errado. Mesmo assim, é um recurso que recomendo por apenas dez dias (15, no máximo!)”, orienta Mariana. Por isso, reserve-o para os períodos do ano mais corridos, como a semana que antecede o Natal. Você vai ter um motivo a mais para brindar!
Shake + refeições completas
Este cardápio, de 1200 calorias, sugere usar o shake para substituir o almoço. Mas, dependendo da agenda, ele pode ser consumido no lugar do jantar:
Café da manhã
Opção 1: 1 xíc. (chá) de gengibre com canela em pau + 1 tapioca (feita com 2 col./sopa) de farinha de mandioca hidratada) com 2 fatias de mussarela de búfala e 1 col. (sobremesa) de geleia sem açúcar
Opção 2: 1 copo (250 ml) de suco de abacaxi batido com hortelã (ou 1 caixinha de suco sem açúcar) + 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo branco light
Opção 3: 1 taça (média) de salada de frutas com 1 col. (sopa) de linhaça hidratada (deixe a semente mergulhada na água por 12 horas) e 1 pote (200 g) de iogurte de soja
Opção 4: 1 xíc. (chá) de chá branco + 2 torradas integrais com 1 ovo mexido + 1 banana amassada com canela em pó
Lanche da manhã
Opção 1: 1 copo (250 ml) de suco de limão com capim cidreira (ou 1 caixinha de água de coco)
Opção 2: 1 xíc. (chá) de chá de hibisco (ou outro sabor de sua preferência) + 6 amêndoas sem sal
Opção 3: 1 porção de fruta (1 fatia média de melão ou melancia, 1 pêssego, 1 banana)
Opção 4: 1 xíc. (chá) de chá de branco com casca de limão (ou outro sabor de sua preferência) + 2 nozes
Almoço
Shake 1: 1 copo (200 ml) de leite de amêndoa (ou de arroz) batido com 1 maçã pequena com casca, 1/2 goiaba vermelha, 1 col. (sopa) de amaranto em flocos, 1 col. (sopa) de linhaça hidratada (deixe a semente mergulhada em 1/2 xíc./chá de água por 12 horas e use-a com a água) e 1 pedaço (2 cm) de gengibre
Shake 2: 1 caixinha (350 ml) de água de coco batida com 1 banana, 1 porção de frutas vermelhas (1 col./sopa de mirtilo ou 1 col./sopa de amora ou 6 morangos), 1 castanha-do-pará, 1 col. (sopa) de quinua em flocos e 2 envelopes (24 g) de gelatina em pó sem sabor
Shake 3: 1/2 copo (100 ml) de suco de uva integral batido com 1 fatia grossa de abacaxi, 1 col. (sopa) de chia hidratada (deixe a semente mergulhada em 1/2 xíc./chá de água por 12 horas e use-a com a água), 1 scoop de whey protein (ou proteína de arroz sabor de baunilha) e 1/2 copo (100 ml) de água
Shake 3: 1 copo (200 ml) de leite com baixo teor de lactose (ou leite desnatado) batido com 1 porção de frutas vermelhas (1 col./sopa de framboesa ou 5 morangos), 1 col. (sopa) de goji berry hidratada (deixe a frutinha mergulhada em água por 12 horas), 1 col. (sopa) de gergelim branco e 1 col. (sopa) de agar-agar
Lanche da tarde
Opção 1: 1 copo (250 ml) de suco de acerola batido com hortelã (ou 1 caixinha de suco sem açúcar) + 2 torradas integrais com 1 col. (sobremesa) de queijo cottage light
Opção 2: 1 iogurte natural desnatado com 1 colher (sopa) de granola light e + 1 col. (café) de canela em pó
Opção 3: 1 xíc. (chá) de chá vermelho (ou outro sabor de sua preferência) + 2 biscoitos médios de arroz integral com 1/4 de lata de atum light misturado com salsinha e cebolinha (ou 1 ovo mexido)
Opção 4: 1 fatia média de abacaxi + 1 quadradinho (30 g) de chocolate 70% cacau (se quiser, rale em cima do abacaxi)
Jantar
Opção 1: 1 prato (fundo) de sopa de legumes + 1 filé de peixe médio grelhado com limão e cebolinha
Opção 2: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes variadas e 1/2 tomate com 2 col. (chá) de azeite extravirgem, pouco sal e limão + 1 pedaço médio de quibe assado
Opção 3: 1 prato (sobremesa) de alface, 1/2 beterraba ralada, 1 col. (sopa) de vagem cozida, picada e 1 col. (sopa) de milho com 2 col. (chá) de azeite extravirgem + 2 ovos mexidos (se quiser, acrescente folhas de mostarda picadas no preparo)
Opção 4: 1/2 prato (sobremesa) de escarola crua, 4 buquês de brócolis cozidos, 5 cenouras baby no vapor com 2 col. (chá) de azeite extravirgem e 1 col. (sopa) de molho de mostarda e limão + 1/2 abobrinha recheada com frango desfiado e molho de tomateOs shakes caseiros que vêm à seguir, combinados ao cardápio elaborado pela nutricionista Mariana Duro, da Clínica Villa Vita, em São Paulo, ajudam você a enxugar 2 quilos em dez dias. Ricos em fibras e proteína e econômicos em carboidrato, eles saciam com poucas calorias e oferecem uma boa dose de vitaminas e minerais. Podem ser preparados com antecedência e armazenados numa garrafinha térmica.
Os shakes industrializados são uma boa alternativa para quem precisa de ainda mais praticidade (dá para prepará-los numa coqueteleira, no trabalho ou mesmo no caminho do shopping). Você acha o gosto ruim? Hoje existem várias opções de sabor, além de formulações livres de lactose e glúten para quem apresenta sensibilidade a essas substâncias. Mas atenção: não é para você (nem ninguém) viver à base de shake – ou seja, use-o por um período curto. “Substituir o almoço por esse tipo de bebida é melhor do que ficar em jejum ou comer errado. Mesmo assim, é um recurso que recomendo por apenas dez dias (15, no máximo!)”, orienta Mariana. Por isso, reserve-o para os períodos do ano mais corridos, como a semana que antecede o Natal. Você vai ter um motivo a mais para brindar!
Shake + refeições completas
Este cardápio, de 1200 calorias, sugere usar o shake para substituir o almoço. Mas, dependendo da agenda, ele pode ser consumido no lugar do jantar:
Café da manhã
Opção 1: 1 xíc. (chá) de gengibre com canela em pau + 1 tapioca (feita com 2 col./sopa) de farinha de mandioca hidratada) com 2 fatias de mussarela de búfala e 1 col. (sobremesa) de geleia sem açúcar
Opção 2: 1 copo (250 ml) de suco de abacaxi batido com hortelã (ou 1 caixinha de suco sem açúcar) + 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo branco light
Opção 3: 1 taça (média) de salada de frutas com 1 col. (sopa) de linhaça hidratada (deixe a semente mergulhada na água por 12 horas) e 1 pote (200 g) de iogurte de soja
Opção 4: 1 xíc. (chá) de chá branco + 2 torradas integrais com 1 ovo mexido + 1 banana amassada com canela em pó
Lanche da manhã
Opção 1: 1 copo (250 ml) de suco de limão com capim cidreira (ou 1 caixinha de água de coco)
Opção 2: 1 xíc. (chá) de chá de hibisco (ou outro sabor de sua preferência) + 6 amêndoas sem sal
Opção 3: 1 porção de fruta (1 fatia média de melão ou melancia, 1 pêssego, 1 banana)
Opção 4: 1 xíc. (chá) de chá de branco com casca de limão (ou outro sabor de sua preferência) + 2 nozes
Almoço
Shake 1: 1 copo (200 ml) de leite de amêndoa (ou de arroz) batido com 1 maçã pequena com casca, 1/2 goiaba vermelha, 1 col. (sopa) de amaranto em flocos, 1 col. (sopa) de linhaça hidratada (deixe a semente mergulhada em 1/2 xíc./chá de água por 12 horas e use-a com a água) e 1 pedaço (2 cm) de gengibre
Shake 2: 1 caixinha (350 ml) de água de coco batida com 1 banana, 1 porção de frutas vermelhas (1 col./sopa de mirtilo ou 1 col./sopa de amora ou 6 morangos), 1 castanha-do-pará, 1 col. (sopa) de quinua em flocos e 2 envelopes (24 g) de gelatina em pó sem sabor
Shake 3: 1/2 copo (100 ml) de suco de uva integral batido com 1 fatia grossa de abacaxi, 1 col. (sopa) de chia hidratada (deixe a semente mergulhada em 1/2 xíc./chá de água por 12 horas e use-a com a água), 1 scoop de whey protein (ou proteína de arroz sabor de baunilha) e 1/2 copo (100 ml) de água
Shake 3: 1 copo (200 ml) de leite com baixo teor de lactose (ou leite desnatado) batido com 1 porção de frutas vermelhas (1 col./sopa de framboesa ou 5 morangos), 1 col. (sopa) de goji berry hidratada (deixe a frutinha mergulhada em água por 12 horas), 1 col. (sopa) de gergelim branco e 1 col. (sopa) de agar-agar
Lanche da tarde
Opção 1: 1 copo (250 ml) de suco de acerola batido com hortelã (ou 1 caixinha de suco sem açúcar) + 2 torradas integrais com 1 col. (sobremesa) de queijo cottage light
Opção 2: 1 iogurte natural desnatado com 1 colher (sopa) de granola light e + 1 col. (café) de canela em pó
Opção 3: 1 xíc. (chá) de chá vermelho (ou outro sabor de sua preferência) + 2 biscoitos médios de arroz integral com 1/4 de lata de atum light misturado com salsinha e cebolinha (ou 1 ovo mexido)
Opção 4: 1 fatia média de abacaxi + 1 quadradinho (30 g) de chocolate 70% cacau (se quiser, rale em cima do abacaxi)
Jantar
Opção 1: 1 prato (fundo) de sopa de legumes + 1 filé de peixe médio grelhado com limão e cebolinha
Opção 2: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes variadas e 1/2 tomate com 2 col. (chá) de azeite extravirgem, pouco sal e limão + 1 pedaço médio de quibe assado
Opção 3: 1 prato (sobremesa) de alface, 1/2 beterraba ralada, 1 col. (sopa) de vagem cozida, picada e 1 col. (sopa) de milho com 2 col. (chá) de azeite extravirgem + 2 ovos mexidos (se quiser, acrescente folhas de mostarda picadas no preparo)
Opção 4: 1/2 prato (sobremesa) de escarola crua, 4 buquês de brócolis cozidos, 5 cenouras baby no vapor com 2 col. (chá) de azeite extravirgem e 1 col. (sopa) de molho de mostarda e limão + 1/2 abobrinha recheada com frango desfiado e molho de tomate
1. Bolo simples de alfarroba
Ingredientes
2 ovos
½ xícara (chá) de óleo vegetal
1 pitada de sal
5 gotas de essência de baunilha
1 xíc. (chá) de açúcar
1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
½ xíc. (chá) de aveia em flocos
2 a 3 col. (sopa) de alfarroba em pó
1 xíc. (chá) de leite desnatado
1 col. (sopa) de fermento químico em pó
Modo de preparo
Bata os ovos, o óleo, o sal e a essência de baunilha até que fiquem homogêneos. Adicione os demais integrantes e por último o fermento. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC. Deixe assar por 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, esse saia seco.
Rendimento: 16 pedaços
Calorias por porção: 200
Receita sugerida pelo dermatologista Amilton Macedo com prática em oxidologia. Dr. Amilton é responsável pela pele e shape de celebridades como Sabrina Sato, Fernanda Motta, Débora Fallabela, Carol Trentini, Mirela Santos e Mariana Weickert.
2. Ganache de alfarroba
Ingredientes
200g de chocolate de alfarroba
1 col. (sopa) manteiga light
300 ml de creme de leite light
Casa de 1 laranja ralada
Canela a gosto
Biscoitos e nozes para acompanhar
Modo de preparo
Quebre o chocolate ainda dentro da embalagem e desembrulhe sobre uma tigela. Adicione a manteiga, o creme de leite e a casca de uma laranja ralada. Leve a banho-maria, mexendo bem até derreter. Divida a ganache em seis recipientes e sirva com biscoitos, nozes e frutas.
Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 167
Receita sugerida pelo Chef Kaio Pires, da Casa Bistrô.
3. Musse de alfarroba com cereja
Ingredientes
250g de chocolate 70% cacau
200g de creme de soja
1 envelope de gelatina sem sabor incolor
150g de alfarroba
4 claras de ovo
100g de cereja
Modo de preparo
Derreta o chocolate em banho-maria e misture o creme de soja. Em outra panela, dissolva a gelatina com 2 col. (sopa) de água. Misture o chocolate, a alfarroba e a gelatina. Bata as claras em neve e adicione ao musse delicadamente. Coloque em taças individuais e decore com cerejas.
Calorias por taça: 150
Receita sugerida pela nutricionista Olívia Fernandes, da clínica Olívia Fernandes Nutrição Estética.
4. Flan proteíco de alfarroba
Ingredientes
200ml de água morna
2 col. (sopa) rasa de extrato de soja
400g de tofu
¾ de xíc. (chá) de alfarroba em pó
2 col. (sopa) de açúcar demerara
1 gelatina sem sabor dissolvida conforme o fabricante.
Mode de preparo
Faça a bebida de soja, misturando a água morna e o extrato de soja. Bata no liquidificador com os demais ingredientes - menos a gelatina- até ficar cremoso. Misture a gelatina, coloque-as em taças individuais e sirva gelado.
Rendimento: 5 porções
Calorias por porção: 260
Receita sugerida pela nutricionista Dra. Talitta Alves Maciel, diretora técnica da Clínica Espaço Reeducação Alimentar.
5. Briganutri de alfarroba
Ingredientes
1/4 de xíc. (chá) e óleo de coco
1 xíc. (chá) de farinha de grão-de-bico
½ xíc. (chá) de açúcar demerara (ou stevia)
3 col. (sopa) de alfarroba em pó
1 xíc. (chá) de leite de arroz
1/4 de xíc. (chá) de alfarroba em barra (raspas) para decorar
Modo de preparo
Em uma panela rasa, aqueça o óleo de coco e acrescente a farinha de grão-de-bico em fogo brando, mexendo até começar a dourar. Acrescente o açúcar demerara e a alfarroba e continue misturando gentilmente. Adicione o leite de arroz e misture até obter uma massa consistente que desgrude da panela. Retire da panela e distribua em uma tabua de vidro ou mármore. Deixe esfriar. Faça pequenas bolinhas passando-as na alfarroba em raspas. Leve ao freezer por pelo menos uma hora e depois deixe na geladeira para servir gelado.
Rendimento: 30 porções
Calorias por porção: 47
Receita sugerida pelo Chef Marcelo Facini, da Annibale & Facini Cursos e Consultoria em Gastronomia Funcional.
6. Cupcake de cenoura com alfarroba
Ingredientes
1 e ½ xíc. (chá) de farinha de trigo
½ xíc. (chá) de farinha de trigo integral
1 col. (chá) de fermento em pó
1 col. (café) de sal marinho
2 xíc. (chá) de açúcar mascavo
2 col. (sopa) de alfarroba em pó
3 xíc. (chá) de cenoura ralada fina
4 ovos
½ xíc. (chá) de bebida de soja
5 col. (sopa) de óleo de coco
200gramas de chocolate de alfarroba picado
½ lata de creme de soja (substituto do creme de leite)
Modo de preparo
Numa tigela misture as farinhas, o fermento, o sal, o açúcar, a alfarroba em pó e a cenoura. Adicione os ovos batidos, a bebida de soja e o óleo, misture vem e distribua em forminhas de cupcake. Coloque-as em uma assadeira e asse em forno pré-aquecido por 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Derreta o chocolate de alfarroba em banho-maria, misture o creme de soja e leve a geladeira por 20 minutos. Retire e bata na batedeira até ficar cremoso. Utilizando um saco de confeitar, cubra os cupcakes com o creme.
Rendimento: 12 porções
Calorias por porção: 165
Receita sugerida pela nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde.
7. Creme de alfarroba
Ingredientes
1 barra de 50g de alfarroba
1 xic. (chá) de leite desnatado
2 col. (chá) de aveia
3 col. (chá) de açúcar mascavo
1 col. (chá) de amido de milho
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a barra de alfarroba e mexa sem parar até derretê-la. Adicione o leite, a aveia, o açúcar e o amido e mexa sem parar, até engrossar. Desligue o fogo e sirva gelado.
Rendimento: 2 porções
Calorias por porção: 120
Receita sugerida pela Dra Ana Luisa Vilela, médica nutróloga da clinica Slim Form.
8. Bolo Fit light com cobertura de alfarroba
Ingredientes
1 scoop de whey (de chocolate)
170g de Farinha sem glúten
1 col. (sopa) de fermento em pó
1 col. (chá) de açúcar mascavo (opcional)
1 col. (chá) de canela
Uvas passas a gosto
1 banana
1 ovo
1 copo de água (150ml)
Modo de preparo
Misture o whey, a farinha sem glúten, o fermento, o açúcar mascavo, a canela e as passas. Em outro recipiente, amasse a banana e misture com o ovo e a água. Junte as 2 misturas. Unte uma forma, adicione a massa e asse por 30 minutos.
Cobertura:
Ingredientes
2 col. (sopa) de alfarroba em pó
1 col. (sopa) de whey de chocolate
1 copo de de água (150ml)
Modo de preparo
Leve tudo ao fogo até a calda engrossar e depois jogue em cima do bolo.
Rendimento: 6 porções de 80g
Calorias por porção: 175
Receita sugerida pela nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição.
Dieta glúten-free: menos 3 kg em 10 dias!
BOA FORMA convida para um teste: ficar sem glúten por alguns dias. E já adianta o resultado: você emagrece, enxuga medidas, sente-se menos estufada e mais alerta. E isso tudo colocando muito mais comida no prato
Por Sibelle Pedral | Fotos Getty Images
O glúten é uma proteína difícil de digerir e está presente no trigo, no centeio, na cevada e, em menor quantidade, na aveia. Até há pouco tempo, deixar de consumi-lo era obrigatório apenas para celíacos, portadores de uma doença autoimune desencadeada pelo glúten que interfere intensamente na absorção de nutrientes pelo organismo. No entanto, nos últimos anos, não são poucos os médicos e nutricionistas que vêm sugerindo a retirada dessa proteína do cardápio em dietas para a perda de peso. Sabe-se hoje que o organismo não consegue quebrar o glúten. Ok, então ele seria simplesmente eliminado pelas fezes sem causar problemas, certo? "Errado", observa a nutricionista Gisela Savioli, de São Paulo, autora de Tudo Posso, Mas Nem Tudo Me Convém (Edições Loyola). "Estudos recentíssimos mostram que o glúten favorece a permeabilidade intestinal, deixando que fragmentos não digeridos dessa proteína passem para a corrente sanguínea. Isso desencadeia uma resposta inflamatória, contribuindo para a obesidade e agravando-a, já que o próprio peso em excesso é uma doença inflamatória." Com base nesse raciocínio, Gisela propõe a seus pacientes uma dieta sem glúten que, dependendo da necessidade de perda de peso, pode enxugar até 3 quilos em dez dias ao combater as inflamações causadas pela ingestão exagerada de glúten. É essa dieta que você encontra nas próximas páginas para afinar suas medidas.
Há muitos paradoxos na questão do glúten. Por um lado, nenhum alimento consumido tal como foi entregue pela natureza contém essa proteína, que se revela no processo de industrialização do trigo e faz o cereal render mais. "É o glúten que faz a massa crescer e ficar fofa", explica Gisela. Por outro, nunca se consumiu tanto glúten como atualmente. "Nas últimas quatro décadas, o trigo sofreu um aprimoramento genético para se tornar mais produtivo, o que resultou num aumento significativo na quantidade de glúten", afirmou a nutricionista Denise Carreiro durante o 4º Glúten-Free, evento realizado em São Paulo no mês passado para debater o assunto. Em 2011, cada brasileiro consumiu em média 60 quilos de trigo, 27 deles no pãozinho francês, segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Em contrapartida, a quantidade de frutas e hortaliças no prato não para de cair, representando hoje, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), menos de 1/3 do que deveria segundo bons padrões nutricionais.
Nesse quadro de desequilíbrio alimentar, a dieta elaborada por Gisela Savioli oferece sabe o quê? Comida (muita comida!): cerca de 1200 calorias diárias de arroz, feijão, carne, frango, peixe, verduras e massas sem glúten. Você provavelmente vai olhar o cardápio e pensar: não consigo comer tudo isso. Mas vale fazer o teste por uma semana e observar as reações do seu corpo. É bem possível que se sinta menos estufada, mais alerta (o organismo gasta muita energia na tentativa de quebrar o glúten, energia essa que deixa de ir para o cérebro!) e apresente uma surpreendente perda de medidas. Talvez até descubra que se sente melhor sem essa proteína. "Atualmente, estima-se que cerca de 35% da população mundial tem alguma sensibilidade ao glúten. Alguns pesquisadores falam até em 60%", afirma Denise Carreiro. Mas, com exceção dos celíacos, ninguém precisa riscar o glúten da dieta para sempre. Controlar a quantidade é suficiente. "Ao trazer de volta essa substância ao cardápio, é importante equilibrar melhor o que se come. Reduzir o glúten não é uma dieta da moda: é a evolução do conhecimento", enfatiza Denise.
Arroz e feijão quase todo dia
A nutricionista Gisela Savioli sugere opções de refeições intercambiáveis para que você possa combiná-las a gosto com a garantia de ficar sempre perto das 1200 calorias. Siga o cardápio por dez dias e depois volte gradualmente a comer alimentos com glúten até estabelecer uma quantidade menor que a habitual para manter a perda de peso e um melhor equilíbrio alimentar. Ao longo do dia, beba 1 litro de água. "O restante de líquido pode vir dos alimentos, daí a importância dos legumes, das verduras e das frutas", diz Gisela. O cardápio também prioriza alimentos funcionais (orgânicos, sempre que possível) para que o processo de desinflamação aconteça por completo. Pela mesma razão, a nutricionista sugere trocar o leite de vaca pelo de ovelha e o queijo comum pelo de búfala. A biomassa de banana verde é opcional, mas você tem ótimos motivos para experimentar (veja como fazer em O Poder da Biomassa).
Quem deve, quem pode
Nem todos os nutricionistas gostam da ideia de retirar o glúten do cardápio. No final de 2011, o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3) considerou que essa prática havia se disseminado de forma indiscriminada. Lançou, então, um parecer técnico orientando seus profissionais a adotar a medida apenas em determinados casos, como doença celíaca e diagnóstico clínico de sensibilidade ao glúten, que só caberia ao médico. "Mais importante do que cortar o glúten, é melhorar a qualidade das calorias ingeridas e, se for preciso perder peso, reduzir a quantidade", diz Patricia Cruz, nutricionista do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). A dieta que BOA FORMA sugere atende a essa necessidade e tem o aval do cardiologista Roque Marcos Savioli, médico supervisor da Divisão Clínica do Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Além disso, propõe que você siga o cardápio por apenas dez dias.
Perca peso e ganhe pique
Este cardápio de 1200 calorias tem pão e até macarrão (sem glúten, claro!). Desincha, desinflama e emagrece 3 quilos (ou mais!) em dez dias. Faça o teste!
Café da manhã
opção 1: Suco verde: 4 folhas de couve e 2 maçãs pequenas com casca passadas na centrífuga (se usar o liquidificador, acrescente um pouco de água) e batidas com 1 col. (sopa) de
biomassa de banana verde (opcional) + 1 fatia de bolo de cacau sem farinha + Café (ou chá) com adoçante à base de stévia (opcional)
opção 2: Suco verde: 4 folhas de couve, 2 cenouras com casca passadas na centrífuga (se usar o liquidificador, acrescente um pouco de água) e batidas com 1 col. (sopa) de biomassa de banana verde (opcional) + 1 copo (200 ml) de leite de arroz batido com café (ou cacau em pó) + 1 ovo mexido com 1 col. (café) de óleo de coco
opção 3: Suco verde: 2 folhas de couve batidas com 1 kiwi, 1 maçã verde com casca, 1 pepino com casca, 1 copo (200 ml) de água de coco e 1 col. (sopa) de biomassa de banana verde (opcional) + 1 xíc. de chá de camomila + 1 falso pão de queijo com 1 fatia de mussarela de búfala (ou queijo de ovelha)
opção 4: Suco verde: 2 folhas de couve batidas com 1 pepino com casca, 1 pedaço (2 cm) de gengibre, 1 copo (200 ml) de água de coco e 1 col. (sopa) de biomassa de banana verde (opcional) + 5 biscoitos de arroz com 2 col. (sopa) de homus (pasta de grão-de-bico com tahine) + Café (ou chá) com adoçante (opcional)
opção 5: Suco verde: 2 folhas de couve batidas com 1 fatia de abacaxi, 1 pedaço (2 cm) de gengibre, 1 punhado de hortelã, 1 copo (200 ml) de água e 1 col. (sopa) de biomassa de banana verde + 1 tapioca com 2 fatias de mussarela de búfala, 1 fio de azeite e orégano + Chá-verde com adoçante à base de stévia (opcional)
Lanche da manhã
opção 1: 1 fatia de melão com 1 col. (sopa) de amaranto (ou quinua em flocos) + 1 castanha-do-pará
opção 2: 1 fatia de melancia + 1 castanha-do-pará
opção 3: 1 pote de iogurte natural + desnatado com frutas vermelhas
opção 4: 1/2 papaia
opção 5: Fruta (1 goiaba, 1 maçã, 1 fatia de melancia) + 2 amêndoas + 2 macadâmias
Almoço
opção 1: 4 col. (sopa) de salada de legumes com tofu em cubos temperada com 1 col. (chá) de azeite extravirgem e 1 col. (sobremesa) de aceto balsâmico e pouco sal + 3 col. (sopa) de arroz integral polvilhado com cúrcuma + 2 col. (sopa) de feijão carioca (ou azuki) + 2 col. (sopa) de batata-doce (ou batata yacon) sautée + 1 filé pequeno (80 g) de frango grelhado
opção 2: 1 prato (sobremesa) de salada de alface crespa, rúcula e rabanete ralado temperada com 1 col. (chá) de azeite extravirgem e 1 col. (sobremesa) de aceto balsâmico e pouco sal + 3 col. (sopa) de arroz integral polvilhado com gergelim (opcional) + 2 col. (sopa) de feijão-preto + 2 col. (de servir) de espinafre refogado com alho, cebola e um fio de azeiteextra virgem + 1 filé pequeno (80 g) de carne magra (patinho, coxão-mole) grelhada
opção 3: 1 prato (sobremesa) de salada de alface, escarola, agrião e cenoura ralada temperada com 1 col. (chá) de azeite extravirgem, 1 col. (sobremesa) de aceto balsâmico e pouco sal + 3 col. (sopa) de quinua refogada + 1 col. (de servir) de vagem e cenoura refogadas + 1 col. (de servir) de sardinha assada com pimentões.
opção 4: 1 prato (sobremesa) de salada de manjericão fresco e tomate picado sem sementes temperada com 1 col. (chá) de azeite extra virgem, 1 col. (sobremesa) de aceto balsâmico e pouco sal + 1 porção (250 g) de macarrão de arroz com brócolis + 1 filé pequeno (80 g) de carne magra grelhada
opção 5: 1 prato (sobremesa) de salada de alface americana, rúcula, tomate-cereja e pepino temperada com 1 col. (chá) de azeite extravirgem e 1 col. (sobremesa) de aceto balsâmico e pouco sal + 2 col. (sopa) de arroz integral polvilhado com gergelim (opcional) + 1 col. (sopa) de lentilha + 5 buquês de brócolis cozidos no vapor + 1 filé médio (100 g) de peixe assado
Lanche da tarde
opção 1: 1 fatia média de melancia + 1 castanha-do-pará
opção 2: 1 banana amassada com 1 col. (café) de coco ralado e canela
opção 3: 4 biscoitos de polvilho (sem gordura trans)
opção 4: 2 lascas (20 g) de coco fresco (ou seco)
opção 5: 4 biscoitos doces sem glúten + Café (ou chá) com adoçante (opcional)
Jantar
opção 1: 1 prato (sobremesa) de salada de grão-de-bico com molho de iogurte + 2 col. (de servir) de brócolis cozido no vapor + 1 filé médio (100 g) de peixe grelhado
opção 2: 1 prato (fundo) de sopa de couve-flor com cardamomo + 1 fatia de pão sem glúten
opção 3: 1 prato (fundo) de sopa de abobrinha com curry servida com 1 peito de frango cozido e desfiado
opção 4: 1 prato (fundo) de sopa de abóbora com gengibre batida com 2 col. (sopa) de biomassa de banana verde (opcional) + 1 prato (sobremesa) de couve-flor e cenoura refogadas com allho, cebola e 1 fio de azeite extravirgem
opção 5: 1 prato (fundo) de sopa de mandioquinha e cenoura batida com 2 col. (sopa) de biomassa de banana verde (opcional) + 1 prato (sobremesa) de salada de chuchu com cebola
Ceia
opção 1: 1 maçã cozida com canela
opção 2: 1 porção de frutas (2 kiwis, 1 pera)
opção 3: 1 copo (200 ml) de suco de maracujá
opção 4: 1 maçã cozida com cravo e canela
opção 5: 2 amêndoas + 2 castanhas-do-pará
Compra permitida: confira os produtos sem glúten disponíveis no mercado, que você pode consumir na dieta.Não é só você que precisa de uma dieta saudável e diversificada. Os trilhões (sim, é isso mesmo) de micro-organismos que vivem no seu intestino também. Veja só a sua responsabilidade ao levar o garfo à boca! A relação entre o que comemos e o equilíbrio da saúde do organismo em geral foi um dos destaques do encontro GUT Microbiota for Health – um evento organizado pela Sociedade Europeia de Neurogastroenterologia e Mobilidade (ESNM) e Associação Americana de Gastroenterologia (AGA), que reuniu especialistas do mundo todo em Miami (EUA), em março deste ano. E, sem medo de exagerar, pode-se dizer que o intestino é a bola da vez da ciência.
“O intestino deixou de ser reconhecido apenas como um órgão de digestão e absorção para assumir um importante papel imunológico. Afinal, ele tem grande participação na defesa contra as agressões do meio externo”, explica Bruno Barreto, especialista em alergia e professor adjunto da Universidade do Pará, em Belém. Quem está por trás desse sistema de defesa é a microbiota – palavra ainda pouco comum, mas que logo vai ser bastante usada. Ela substitui o tradicional termo “flora intestinal” com mais propriedade. “Isso porque as bactérias e os outros seres microscópicos que habitam o intestino não pertencem ao reino vegetal”, esclarece o médico paraense.
A importância desses micro-organismos, sobretudo das bactérias, pode ser medida na afirmação de um dos maiores especialistas mundiais sobre o tema, o professor Francisco Guarner, do Hospital Universitário Valld’Hebron, em Barcelona, Espanha: “Hoje sabemos que o ecossistema que habita nosso intestino é tão grande, importante e diversificado que ele está sendo considerado ‘um novo órgão’ em si mesmo”. Para conhecer melhor essa relação entre saúde, alimentação e probióticos (bactérias do bem que equilibram a microbiota), confira alguns dos pontos altos do congresso.
Foco na alimentação
Para que nossa saúde e nossa boa forma sejam garantidas, precisa haver um equilíbrio entre as bactérias do bem e as agressoras. “Quando há o aumento dos micro-organismos patogênicos e a diminuição das bactérias protetoras, surgem doenças inflamatórias do intestino, diarreia, intolerância e alergia a alimentos, como glúten e lactose – isso ficando apenas no campo das doenças gastrointestinais”, diz Flávio Quilici, professor titular de gastroenterologia e cirurgia digestiva da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (SP). A dieta tem uma importância fundamental nessa história. “É comendo e digerindo a comida que alimentamos os micro-organismos protetores que vivem em nosso intestino”, diz Francisco Guarner. Não é só o sistema digestivo que sai ganhando. “Estudos sugerem que obesidade, diabetes e até distúrbios comportamentais, como autismo e depressão, podem estar relacionados ao desequilíbrio da microbiota”, acrescenta o professor.
Os alimentos mocinhos, você conhece: legumes, verduras, frutas e grãos. Neles são naturalmente encontrados os prebióticos que nutrem as bactérias do bem. Também os vilões são velhos conhecidos: fritura em excesso e gordura animal, que tem um potencial inflamatório. A pesquisadora norte-americana Suzanne Devkot, da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, em Boston, Estados Unidos, citou um estudo que mostra a possível relação entre o alto consumo de leite de vaca gordo e inflamações no intestino. Mas que fique claro: nem todas as gorduras são prejudiciais – os ácidos graxos ômega-3, que têm o poder de controlar inflamações, ajudaram a reverter o quadro dos pacientes que participaram da pesquisa norte-americana. Cuidado ainda com o açúcar e os produtos muito processados. “Eles também prejudicam a microbiota, assim como a baixa diversidade de nutrientes disponíveis na dieta ocidental”, diz Guarner.
Obesidade controlada
Você não exagera à mesa, faz exercício quase todos os dias e, ainda assim, vive em guerra com a balança? A explicação pode estar no desequilíbrio das bactérias que vivem no seu intestino. “Estudos feitos com camundongos e seres humanos mostram a relação entre esses micro-organismos e o peso extra. A microbiota intestinal parece contribuir na extração, no estoque e no gasto de energia obtida dos nutrientes dos alimentos”, diz Dan Waitzberg, professor associado do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Traduzindo: você pode estocar mais ou menos calorias de acordo com os tipos de bactéria presentes em maior ou menor quantidade no intestino. Os antibióticos também podem fazer parte dessa equação, segundo um estudo em andamento. Não é difícil entender o elo. Eles salvam vidas, mas apresentam consequências não desejadas: matam as bactérias do bem. “A nossa microbiota se forma na infância e a exposição a medicamento nessa fase pode provocar um desequilíbrio considerável, alterando o metabolismo para sempre e causando obesidade”, explica a pesquisadora Laura Cox, da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Doenças com os dias contados
O GUT deste ano também abriu novas perspectivas para o diagnóstico e tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII). Antes, acreditava-se que a SII, um problema que afeta principalmente mulheres jovens e ansiosas, era uma condição essencialmente psicológica. “A doença, que provoca dor abdominal, evacuação muito ou pouco frequente e inchaço, não tem causas anatômicas nem lesões que a justifiquem”, informa Fábio Atuí, cirurgião do aparelho digestivo, de São Paulo. “Agora surgem evidências fortes de que a microbiota influencia no surgimento da SII e de outras doenças com origem não totalmente esclarecida, como a constipação crônica (prisão de ventre) e a flatulência (excesso de gases)”, diz Maria do Carmo Friche Passos, gastroenterologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Isso mostra que a microbiota tem participação na comunicação entre o sistema nervoso central e o intestino. Se ela não estiver saudável, pode desorganizar informações transmitidas por neurotransmissores, como a serotonina, para o cérebro. Vale lembrar que 95% da serotonina é produzida no nosso intestino. Por isso, o órgão passou a ser chamado de “segundo cérebro”.
Ainda não é possível tratar essas doenças via microbiota. E, segundo os especialistas ouvidos aqui, novas pesquisas são necessárias para conhecer melhor as bactérias probióticas que podem agir em cada caso. Todos concordam, porém, que os estudos já realizados abrem campos promissores. Vamos torcer!
Aliados naturais
Prebióticos: as fibras que passam intactas na digestão servem de alimento para as bactérias benéficas. Confira as principais delas e em que alimentos são encontradas: inulina (alho, cebola, aspargo, chicória, batata yacon), fruto-oligossacarídeos (alho, cebola, banana, tomate, aveia, trigo, mel), pectina (frutas cítricas, maçã, cenoura, aveia, soja, lentilha, ervilha) e ligninas (linhaça, gergelim, amêndoa, soja).
Probióticos: são micro-organismos que chegam vivos ao intestino e promovem benefícios à saúde. Os mais comuns são as bactérias Lactobacillus e Bifidobactererium, que podem ser acrescentadas aos alimentos (iogurtes, leite fermentados – confira no rótulo), suplementos e medicamentos.
Bactérias transplantadas: retiradas das fezes de um doador saudável, as bactérias do bem são introduzidas no paciente. A técnica também é conhecida como transplante de fezes (as bactérias são separadas e apenas elas são utilizadas). “A técnica tem sido empregada para tratar uma doença grave, a colite pseudomembranosa”, informa Flávio Quilici. “A terapia, que vem sendo bastante estudada, poderá ser útil em breve para tratar os problemas relacionados à microbiota.” Entre eles, obesidade, diabetes, SII e doenças inflamatórias.Gostinho, cor e textura semelhantes ao do chocolate sem a gordura do chocolate. As barrinhas de alfarroba também costumam ter menos açúcar e, por isso, viraram uma alternativa menos calórica ao doce à base de cacau. Extraídas da Griffonia simplicifolia - planta que produz uma vagem, as sementes da alfarroba são naturalmente adocicadas. Elas são torradas, moídas e, então, transformadas em barras e tabletes. Também podem ser encontradas em pó, usado em receitas de bolo e musse.
A alfarroba tem outros atributos nutricionais. Rica em vitaminas B1 e B2, ela ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. "Ela ainda é fonte de vitamina A (protege a pele e a visão), além de cálcio e magnésio - minerais que, juntos, melhoram a mobilidade dos músculos, o que faz com que seja uma opção interessante principalmente para quem malha", diz Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. E, assim como o cacau, não é fraca em polifenóis. "Esses antioxidantes combatem os radicais livres, desacelerando o envelhecimento das células, o que ajuda na prevenção de doenças, inclusive as mais graves, como o câncer", diz Luciana Milek, nutricionista de Curitiba.
Porém o que mais tem despertado a atenção dos nutricionistas e nutrólogos é o baixo índice glicêmico desse falso chocolate e, por isso, considerado um aliado contra o diabetes. "Esse mérito é das fibras, que fazem com que a alfarroba seja digerida lentamente - processo importante para controlar os níveis de açúcar no sangue", diz Daniela Buzatti, engenheira agrônoma, de Santa Maria (RS). As fibras desse alimento têm outra ação benéfica: estimulam o bom funcionamento do intestino. Como se fosse pouco, a alfarroba livra as pessoas mais sensíveis do risco apresentado por agentes alergênicos e estimulantes, como a teobromina e a cafeína, próprios do cacau. Quando opta por ela, você foge de outros dois componentes pouco amigáveis: a fenilatilamina, apontado como gatilho de enxaquecas, e o ácido oxálico, que interfere na absorção de minerais importantes, como o cálcio e o zinco.
Sua preocupação é com a lactose? Existe barrinha livre do açúcar do leite, mas confira essa informação no rótulo. Aproveite também para checar se o fabricante não acrescentou açúcar, gordura e outros ingredientes que deixam o falso chocolate tão calórico ou mais que o tradicional, o que invalida a troca se o seu objetivo é apenas emagrecer. Aliás, alguns profissionais acham a alfarroba mais um modismo. "Não vejo necessidade de abolir o cacau se a pessoa não tiver restrições alimentares", defende José Lara Neto, nutrólogo de Sertãozinho (SP). Sem dúvida: consumido com moderação, o chocolate é um excelente alimento, em especial as versões com mais de 50% de cacau: são ricas em antioxidantes e dão energia rápido, sendo uma boa opção para antes e depois do exercício. De qualquer maneira, os benefícios prometidos pela alfarroba são animadores. Alás, a alternância dela com o chocolate intenso é um ótimo treino para as chocólatras vencerem o vício do chocolate ao leite e, aos poucos, consumir apenas os 30 gramas diários recomendados.
Para quem se aventura na cozinha, ai vai mais uma boa notícia: "A alfarroba deixa a massa do bolo mais fofinha que o cacau", garante Lidiane Barbosa, culinarista funcional de Blumenau (SC). Faça o teste! Aqui, duas receitas levinhas para você experimentar: Rende: 16 fatias finas
Calorias por fatia: 150
Ingredientes
Massa
• 4 ovos
• 1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo (ou açúcar de coco)
• 1 xíc. (chá) de alfarroba em pó
• 1/2 xíc. (chá) de óleo de coco
• 1 xíc. (chá) de água quente
• 2 xíc. (chá) de farinha de arroz integral
• 2 col. (sopa) de semente de linhaça (opcional)
• 1 col. (sopa) de fermento em pó
• Óleo de coco e canela em pó (para untar a fôrma)
Ganache
• 1 copo (200 ml) de leite sem lactose ou bebida vegetal (coco ou amêndoa)
• 1 col. (chá) de farinha de arroz integral
• 3 col. (sopa) de alfarroba em pó
Modo de fazer
Bata os ovos e o açúcar na batedeira até dobrar o volume. Acrescente a alfarroba e o óleo e bata mais um pouco. Desligue o aparelho e junte a farinha e a água aos poucos. Quando a massa estiver homogênea, volte a ligar a batedeira em velocidade baixa. Desligue e junte a linhaça (opcional) e o fermento. Coloque eum uma fôrma antiaderente untada com óleo de coco e polvilhada com alfarroba ou canela em pó e asse em forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos (ou faça o teste do palito). Espere amornar e desenforme. Para a ganache: junte os ingredientes em uma panela antiaderente, leve ao fogo baixo e mexa até tudo se desgrudar do fundo. Deixe esfriar e cubra o bolo. Rende: 4 taças pequenas
Calorias por taça: 100
Ingredientes
• 3 claras
• 1 copo (300 ml) de bebida vegetal (amêndoa, arroz, aveia, soja)
• 2 col. (sopa) de alfarroba em pó
• 1 col. (café) de fava de baunilha (opcional)
• 2 col. (sopa) de açúcar demerara (ou açúcar de coco)
• 1 col. (sopa) de gelatina incolor e sem sabor
Modo de fazer
Bata as claras em neve e reserve. Em uma tigela, misture a alfarroba, a fava (opcional) e o açúcar. Junte as claras em neve delicadamente e, em seguida, a gelatina hidratada de acordo com as instruções da embalagem. Distribua em taças individuais e leve à geladeira por 3 horas ou até ficar firme. Fique atenta às embalagens: para exibir termos como “light”, “rico” e “fonte”, os alimentos industrializados precisam estar adequados à nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os critérios foram estabelecidos para evitar que nós, consumidoras, recebamos mensagens equivocadas. E também para que fique mais fácil ajustar o consumo de nutrientes às nossas necessidades. Confira:
1. O termo “light” passa a ser liberado apenas nos casos em que o alimento tiver redução de pelo menos 25% de determinado nutriente – açúcar, gordura total ou saturada, sódio ou valor energético – em relação a outro produto do mesmo fabricante ou à média do mercado.
2. Para exibir os termos “fonte de” ou “rico em” proteínas, os produtos devem atender a um critério mínimo de qualidade. Isso para evitar informações enganosas em alimentos que contenham proteínas incompletas ou de baixa qualidade.
3. Foi liberado o termo “sem adição de sal” com a intenção de incentivar a indústria a reduzir o uso de sódio nos alimentos.11 alimentos poderosos na faxina
1. Abacaxi: rico na enzima bromelina que tem a propriedade de quebrar as proteínas facilitando a digestão.
2. Abacate: ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL). Consumido à noite, aumenta a quantidade do hormônio do crescimento, que troca a massa gorda pela magra.
3. Arroz integral: carrega fibras, fazendo o intestino funcionar e favorecendo a eliminação das toxinas.
4. Dente-de-leão (erva para chá): ajuda o fígado eliminar as gordura e toxinas em excesso.
5. Gengibre: estimula a digestão, alivia a prisão de ventre e é um excelente termogênico, ou seja, acelera o metabolismo.
6. Linhaça: tem alto teor de ômega 3 e fibras solúveis, que eliminam o colesterol ruim e fazem o intestino trabalhar bem.
7. Melancia: tem propriedade diurética e, por ser docinha, diminui a compulsão a doces.
8. Pera: rica em pectina, fibra solúvel que impede que o corpo absorva carboidrato e gordura.
9. Psyllium (fibra solúvel encontrada em lojas de produtos naturais): após ser diluída em água, ela se torna gelatinosa e funciona como uma esponja que faz o intestino livrar-se
das toxinas. Também diminui a fome.
10. Salsa: é diurética e rica em magnésio, ferro e vitamina C, que eliminam os radicais livres.
11. Salsão: além de ser diurético, é potente digestivo, porque ajuda a quebrar as moléculas de gordura, e também combate a formação de gases.
Rende: 1 porção
Tempo de preparo: 10 minutos
Ingredientes
• 2 ovos
• 1 colher (sobremesa) de leite desnatado
• 1 colher (café) de manjericão picado
• Sal a gosto Recheio
• 1 colher (sopa) de requeijão 0% gordura
• 4 fatias de peito de peru (ou presunto magro)
Modo de fazer
Bata os ovos com o leite e misture o manjericão e sal. Coloque em uma frigideira antiaderente aquecida e doure dos dois lados. Corte a omelete ao meio, espalhe o requeijão, acrescente o peito de peru (ou presunto magro) e feche o sanduíche.Rende: 5 porções
Calorias por porção: 68
Ingredientes
• 1 1/2 xíc. (chá) de manga cortada em cubos (aproximadamente 1 manga grande)
• 1 pote (200 ml) de iogurte desnatado consistente
• 3 claras
• 1 col. (sopa) de adoçante culinário para forno e fogão (opcional)
• 1/2 envelope (12 g) de gelatina em pó sem sabor
• 3 col. (sopa) de água
Modo de fazer
No liquidificador, bata a manga e o iogurte e reserve. Misture a gelatina com a água e aqueça no micro-ondas por 15 segundos ou leve ao fogo até dissolver. Espere amornar e junte a gelatina ao creme de manga. Bata as claras em neve e adicione o adoçante no final. Misture, delicadamente, as claras ao creme. Despeje nas taças e leve para gelar.Suco verde anticelulite
Por Eliane Contreras | Fotos Thinkstock
Rende: 1 copo grande (300 ml)
Calorias: 80
Ingredientes
• 2 folhas de couve orgânica
• 1 copo (200 ml) de água de coco (água ou chá verde)
• 1 rodela grossa de abacaxi
• Folhas de hortelã (ou 1 rodela grossa de gengibre)
• 1/2 cenoura
• Gelo a gosto
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida ou congele.Rende: 6 porções
Calorias por porção: 125
Ingredientes
• 1 dente de alho picado
• 1 col. (chá) de azeite extravirgem
• 1 litro de água
• 5 folhas de couve
• 1/2 maço de acelga
• 1/2 maço de espinafre
• 1/2 maço de escarola
• 1/2 talo de salsão
• 1/2 maço de salsa
• 1 chuchu
• 1 abobrinha
• 2 col. (chá) de sal marinho
Modo de fazer
Em uma panela funda, refogue o alho no azeite. Junte a água e os ingredientes. Deixe cozinhar por 30 minutos (ou até que os legumes fiquem macios). Ajuste o sal, espere amornar e bata no liquificador. Sirva aquecida e polvilhada com ervas (orégano, tomilho, alecrim) a gosto.Ingredientes:
2 xíc. (chá) de iogurte natural desnatado
2 xíc. (chá) de mirtilos
Adoçante culinário a gosto
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador, coloque em forminhas próprias para picolé e leve ao freezer por cerca de 3 horas.
*Você pode substituir os mirtilos por morango, amora, romã, lichia ou qualquer outra fruta de sua preferência.
Receita do Spa Posse do Corpo, no Rio de Janeiro.
Nessa cruzada entram em ação o morango e o manjericão. Tudo feito de caso pensado: enquanto os antioxidantes e as propriedades restauradoras do primeiro ajudam a combater o envelhecimento precoce e a retenção de líquidos, o segundo, com seus flavonoides e anti-inflamatórios, favorece a saúde cardiovascular e combate o acúmulo de gordura nas artérias.
Rende: 1 copo
Calorias por porção: 100
Ingredientes
• 8 morangos
• Gelo a gosto
• 1 copo (200 ml) de água de coco
• Folhas de manjericão
• 1 sachê de adoçante (opcional)
Modo de fazer
Num copo, macere os morangos com o adoçante (da mesma forma que se faz caipirinha). Acrescente o gelo, a água de coco e decore com o manjericão.
8. Em Movimento – Mesmo dentro de um cruzeiro ao redor do mundo, ou em algum resort mais isolado, sempre há coisas a se fazer para manter a forma, mergulho, canoagem, hidroginástica, passeios a beira mar e pedestres, bicicleta, etc.. São todos passeios muito instrutivos e divertidos, basta experimentar. Além do mais, passeios e coisas novas podem queimar muitas calorias o que pode te deixar livre para tomar um belo sorvete à noite.
9. Apoio Moral – Peça reforço aos seus familiares e amigos que esteja junto com você, informe-os que está de dieta mesmo de férias, e agradeça que sua decisão seja respeita (o que é meio difícil acontecer). Mas sempre haverá alguém que vai te tentar com algum prato diferente, ao invés de se zangar ou perder a razão, encare a situação com bom humor e sempre com boa disposição e diga ‘não obrigada’ seguida ou não de alguma piadinha.
10. Expectativas Realistas – Realidade, ninguém (ou quase) perde peso nas férias, dessa forma antes de embarcar em qualquer viagem, pense em seu objetivo, mesmo que seja manter o peso que tiver no momento. Dessa forma não terá que passar seu merecido descanso estressado contando calorias. As férias também não durarão para sempre e se não se importar em demorar um pouco mais para chegar a sua meta de peso final, uma margarita e uma banana split não vão fazer diferença. Até porque muitas vezes o problema está na quantidade e não no conteúdo.
Para que haja a alegria de exibir um corpão junto a um biquíni pela praia, fique sem seus dias contados, é necessário encarar uma pequena moderação durante suas viagens de férias. Sair da rotina é bom, mas deve-se manter pelo menos a rotina saudável, para que a recuperação das energias possa ser recuperada, mesmo resistindo aos excessos, o período comum, resulta em alguns quilos a menos na balança. Ninguém merece sentir a calça mais apertada, ou a blusa mais justa no regresso das férias, que é case que natural para qualquer ser humano normal. Mas é fato que alguns pequenos números, dependendo da faixa etária, são mais fáceis de eliminar alguns quilos.
Imagem de Amostra do You Tube
Alguns especialistas dizem que ainda é aceitável ganhar de 2 a 3 quilos durante o período de férias, que dever ser o equivalente ou até 5% do seu peso, mas não é isso que a maioria das pessoas deseja. O esforço ao retornar das férias é muito maior, e a dedicação aos treinos e dietas também deve ser, para que o equilíbrio volte sem causar muitos problemas a saúde. Mas é importante lembrar que a rapidez desse processo varia de acordo com a idade.
0 comentários:
Postar um comentário